Leituras aprofundadas do cânone da literatura alemã, levando em conta o horizonte de expectativas e a competência lingüística do leitor brasileiro. Os textos serão analisados em língua portuguesa.
Leitura e discussão da obra de um autor canônico da literatura de língua alemã, tais como Friedrich Schiller, E. T. A. Hoffmann, Heinrich von Kleist, Georg Büchner, Adabelrt Stifter, Theodor Fontane, Gottfried Keller, Franz Wedekin, Arthur Schnitzler, Thomas Mann, Hugo von Hofmannsthal, Alfred Dölbin, Franz Kafka, Robert Musil, Hermann Broch, Joseph Roth, Christa Wolf, Heinrich Böll, Ingeborg Bachmann, Max Frisch, Peter Handke, Günter Grass, entre outros.
O autor a ser estudado será definido no início de cada semestre pelo professor ministrante; os alunos deverão se informar sobre o programa específico. O curso abordará a obra de apenas um autor, de acordo com os seguintes temas a) contextualização histórica; b) biografia do autor e principais obras; c) textos selecionados para análise e discussão em sala de aula; d) relações entre obras escolhidas e outras obras literárias; e) relações entre obras escolhidas, outras artes e outras mídias; f) recepção do autor na Alemanha e no Brasil.
BEUTIN, W. Deutsche Literaturgeschichte. Von den Anfängen bis zur Gegenwart. Stuttgart/Weimar, 2001.BRENNER, P. Neue deutsche Literaturgeschichte. Vom Ackermann zu Günter Grass. Tübingen, 2004.CARPEUAX, O. História da Literatura Ocidental. São Paulo, 2011. 4 vol. HAUSER, A. Sozialgeschichte der Kunst und Literatur. München, 1983. GARLAND, M; GARLAND, H. ed. The Oxford Companion to German Literature, ed. by Mary Garland and Henry Garland, 3rd edition, Oxford University Press, 1997KILLY, W. Literaturlexikon, Gütersloh, Bertelsmann, 1988-1993.WATANABE-O’KELLY, Helen, ed. Cambridge History of German Literature. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 1997.WELLBERY, D.; RYAN, J.; GUMBRECHT, H. U.; VON MÜCKE, D. Eine neue Geschichte der deutschen Literatur. Berlin, 2007 ** Literatura crítica específica sobre o autor do curso, a ser comunicada pelo professor ministrante.