Conhecer e analisar características e tópicos da produção cultural pop, sobre todo da produção artística em novos meios de comunicação nos países de língua alemã numa perspectiva atual.
O que se conhece pelo termo “Popkultur” inclui uma produção cultural importante veículada nos meios electrônicos de comunicação, na indústria musical, na cinematografia e nos jornais. Os países de fala alemã se destacam por uma grande diversidade do discurso pop e também por sua interdisciplinaridade. Em tópicos gerais o curso apresenta uma seleção de produtos da cultura pop (filmes, música, sites interativos no internet, jornais) para discutir sua posição e sua influencia no discurso cultural em língua alemã.
A partir de uma introdução histórica ao fenómeno “pop” como cultura de massa se desenvolve um panorama atual da cultura pop em língua alemã dentro do qual se trata: abordagens teóricas da cultura pop: cultura erudita - cultura pop -cultura sub; produção musical; produção cinematográfica; produção artística independente; literatura pop; feminismo e cultura pop; Hamburger Schule; Colônia, Berlim, Viena, Zurigue como centros da cultura pop; jornais e zines; cultura pop e política (cultural); web 2.0 e interatividade internacional na produção cultural.
Roger Behrens: Die Diktatur der Angepassten: Texte zur kritischen Theorie der Popkultur. Bielefeld: transcript 2003. Thomas Hecken: Theorien der Populärkultur. Dreißig Positionen von Schiller bis zu den Cultural Studies. Bielefeld: transcript 2007.Tom Holert & Mark Terkessidis (Hg.): Mainstream der Minderheiten: Pop in der Kontrollgesellschaft. Edition ID-Archiv. David J. Jackson: Entertainment & politics: the influence of pop culture on young adult political socialization. New York u.a.: Lang 2002.Volkmann, Maren ; Hecken, Thomas [Hrsg.] Frauen und Popkultur. Bochum : Posth Verlag, 2011