Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar início ao estudo analítico da variedade dos discursos em língua francesa e levar o aluno a: - Estabelecer relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas; - Compreender o funcionamento básico da língua francesa, nas diferentes esferas socioculturais; - Desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona; - Desenvolver atividades práticas de expressão oral e escrita, por meio da utilização dos conteúdos linguísticos e sócio-culturais trabalhados no curso em diferentes situações do cotidiano, do contexto acadêmico e profissional; - Refletir sobre as estratégias de aprendizagem para o ensino do francês como língua estrangeira.
A partir da recepção crítica de suportes sonoros, escritos, hipertextuais e cinematográficos, essa disciplina permitirá a aquisição/aprendizagem de elementos lingüístico-discursivos que assegurem: ? a compreensão global de textos escritos e orais; ? uma comunicação em nível básico na língua-alvo; ? a produção escrita de textos curtos.
1. A Francofonia: o francês nos 5 continentes 2. A França, suas línguas e suas regiões 3. Atos comunicativos: - saudar, entrar em contato com o outro e despedir-se - agradecer e desculpar-se - apresentar-se e apresentar alguém - pedir e dar informações pessoais - identificar e descrever pessoas - avaliar e apreciar; expressar gostos e preferências - descrever atividades quotidianas - telefonar e marcar encontros - situar no espaço e no tempo - fazer compras - descrever objetos - expressar quantidades - fazer projetos e previsões 4. Componentes da frase: sintagma nominal e verbal. 5. Tempos e modos verbais de base: - Presente do indicativo - Imperativo - Futuro próximo - Futuro simples 6. Elementos de fonética e prosódia: - Fonemas e grafemas do francês - Ritmo e entonação - Enchaînements: liaison, élision
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant) – Paris: Hachette, 2001.Bibliografia complementar:ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique, niveau A1-A2 avec corrigés. Hachette, Paris, 2010.MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L.S. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola Editora, 2007.MURAI, Marie-Aude l (Auteur); GAY, Michel (Illustrations). Le Hollandais sans peine. Paris: L’école des loisirs, 1989.WALTER, Henriette. A aventura das línguas no ocidente: origem, história e geografia, São Paulo: Mandarim, 1997. Tradução de Sérgio Cunha dos Santos.