Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM1130 - Francês I
French I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar início ao estudo analítico da variedade dos discursos em língua francesa e levar o aluno a:
-	Estabelecer relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas; 
-	Compreender o funcionamento básico da língua francesa, nas diferentes esferas socioculturais;
-	Desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona; 
-	Desenvolver atividades práticas de expressão oral e escrita, por meio da utilização dos conteúdos linguísticos e sócio-culturais trabalhados no curso em diferentes situações do cotidiano, do contexto acadêmico e profissional; 
-	Refletir sobre as estratégias de aprendizagem para o ensino do francês como língua estrangeira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65285 - Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
6619460 - Eliane Gouvêa Lousada
760749 - Heloisa Brito de Albuquerque Costa
1579193 - Paulo Roberto Massaro
 
Programa Resumido
A partir da recepção crítica de suportes sonoros, escritos, hipertextuais e cinematográficos, essa disciplina permitirá a aquisição/aprendizagem de elementos lingüístico-discursivos que assegurem:
?	a compreensão global de textos escritos e orais;
?	uma comunicação em nível básico na língua-alvo;
?	a produção escrita de textos curtos.
 
 
 
Programa
1.	A Francofonia: o francês nos 5 continentes
2.	A França, suas línguas e suas regiões
3.	Atos comunicativos:
-	saudar, entrar em contato com o outro e despedir-se
-	agradecer e desculpar-se
-	apresentar-se  e apresentar alguém
-	pedir e dar informações pessoais
-	identificar e descrever pessoas
-	avaliar e apreciar; expressar gostos e preferências
-	descrever atividades quotidianas
-	telefonar e marcar encontros
-	situar no espaço e no tempo
-	fazer compras
-	descrever objetos
-	expressar quantidades
-	fazer projetos e previsões
           4.	Componentes da frase: sintagma nominal e verbal.
5.	Tempos e modos verbais de base:
-	Presente do indicativo
-	Imperativo
-	Futuro próximo
-	Futuro simples
6.	Elementos de fonética e prosódia:
-	Fonemas e grafemas do francês
-	Ritmo e entonação
-	Enchaînements: liaison, élision
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliações escritas e orais, testes escritos. Avaliação contínua: participação e desempenho nas interações em sala de aula, atividades em semiautonomia.
Critério
Resenha de pelo menos uma das obras constantes da bibliografia. Avaliação contínua: participação e desempenho nas interações em sala de aula, atividades em semi-autonomia. Apresentação de seminários. Avaliações escritas e orais.
Norma de Recuperação
A recuperação nessa disciplina constará de uma prova a ser realizada em data indicada pelo departamento.
 
Bibliografia
     
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.

AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant) – Paris: Hachette, 2001.


Bibliografia complementar:

ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique, niveau A1-A2 avec corrigés. Hachette, Paris, 2010.

MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L.S. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola Editora, 2007.

MURAI, Marie-Aude l (Auteur); GAY, Michel (Illustrations). Le Hollandais sans peine. Paris: L’école des loisirs, 1989.

WALTER, Henriette. A aventura das línguas no ocidente: origem, história e geografia, São Paulo: Mandarim, 1997. Tradução de Sérgio Cunha dos Santos.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM1130

Clique para consultar o oferecimento para FLM1130

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP