Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM1130 - Francês I
French I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar início ao estudo analítico da variedade dos discursos em língua francesa e levar o aluno a:
- Estabelecer relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas;
- Compreender o funcionamento básico da língua francesa, nas diferentes esferas socioculturais;
- Desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona;
- Desenvolver atividades práticas de expressão oral e escrita, por meio da utilização dos conteúdos linguísticos e sócio-culturais trabalhados no curso em diferentes situações do cotidiano, do contexto acadêmico e profissional;
- Refletir sobre as estratégias de aprendizagem para o ensino do francês como língua estrangeira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90912 - Alain Marcel Mouzat
65285 - Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
6619460 - Eliane Gouvêa Lousada
760749 - Heloisa Brito de Albuquerque Costa
1579193 - Paulo Roberto Massaro
2698041 - Tokiko Ishihara
63515 - Veronique Marie Braun Dahlet
 
Programa Resumido
A partir da recepção crítica de suportes sonoros, escritos, hipertextuais e cinematográficos, essa disciplina permitirá a aquisição/aprendizagem de elementos lingüístico-discursivos que assegurem:
? a compreensão global de textos escritos e orais;
? uma comunicação em nível básico na língua-alvo;
? a produção escrita de textos curtos.
 
 
 
Programa
1. A Francofonia: o francês nos cinco continentes.
2. A França, suas línguas e suas regiões.
3. Leitura instrumental de textos autênticos curtos.
4. Atos comunicativos:
? Saudar, entrar em contato com o outro e despedir-se;
? agradecer e desculpar-se;
? apresentar-se e apresentar alguém;
? pedir e dar informações pessoais;
? identificar pessoas e objetos
 
 
 
Avaliação
     
Método
O mesmo da disciplina anterior.
Critério
Resenha de pelo menos uma das obras constantes da bibliografia.
Avaliação contínua: participação e desempenho nas interações em sala de aula, atividades em semi-autonomia.
Apresentação de seminários.
Avaliações escritas e orais.
Norma de Recuperação
A recuperação nessa disciplina constará de uma prova a ser realizada em data indicada pelo departamento.
 
Bibliografia
     
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.

AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant) – Paris: Hachette, 2001.


Bibliografia complementar:

ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique, niveau A1-A2 avec corrigés. Hachette, Paris, 2010.

MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L.S. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola Editora, 2007.

MURAI, Marie-Aude l (Auteur); GAY, Michel (Illustrations). Le Hollandais sans peine. Paris: L’école des loisirs, 1989.

WALTER, Henriette. A aventura das línguas no ocidente: origem, história e geografia, São Paulo: Mandarim, 1997. Tradução de Sérgio Cunha dos Santos.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM1130

Clique para consultar o oferecimento para FLM1130

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP