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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM1131 - Francês II
French II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de   aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar continuidade ao estudo analítico dos discursos em língua francesa e levar o aluno a:
- aprofundar as relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas;
- compreender o funcionamento básico da língua francesa, nas diferentes esferas socioculturais;
- desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona;
- produzir narrativas curtas no presente e no passado.
- Desenvolver atividades práticas de expressão oral e escrita, por meio da utilização dos conteúdos linguísticos e socio-culturais trabalhados no curso em diferentes situações do cotidiano, do contexto acadêmico e profissional; 
- Refletir sobre as estratégias de aprendizagem para o ensino do francês como língua estrangeira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65285 - Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
6619460 - Eliane Gouvêa Lousada
760749 - Heloisa Brito de Albuquerque Costa
1579193 - Paulo Roberto Massaro
 
Programa Resumido
A partir da recepção de suportes sonoros, escritos, hipertextuais e cinematográficos, essa disciplina permitirá a aquisição/aprendizagem de elementos lingüístico-discursivos que assegurem:
?	a compreensão detalhada de textos escritos e orais;
?	uma comunicação em nível básico na língua-alvo;
?	a produção escrita de narrativas curtas no presente e no passado.
 
 
 
Programa
1.	A Francofonia: o francês nos cinco continentes
2.	A França, suas línguas e suas regiões 
3.	Atos comunicativos:
-	comunicar-se ao telefone, por mensagens eletrônicas e por carta
-	pedir e dar informações sobre lugares e direções
-	situar no espaço
-	situar no tempo (presente, passado e futuro)
-	exprimir a quantidade
-	exprimir a posse
-	encomendar, comprar
-	comparar
-	fazer projetos para o futuro
-	narrar no presente
-	narrar no passado
4.	Iniciação à frase complexa
5.	Tempos verbais:
-	Le Présent de l’Indicatif
-	Le Futur Simple
-	Le Passé Composé
-	L’Imparfait
6.	Modalizações:
-	Conditionnel de politesse
-	Adverbes
-	Verbes modaux
7.	Aspectualizações:
-	Venir de
-	Être en train de
-	Être sur le point de
8.	Elementos de fonética:
-	Aprofundamento da prática dos elementos segmentais
-	Aprofundamento da Prática dos elementos suprassegmentais: ritmo e entonação
-	O /e/ instável
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliações escritas e orais, testes escritos. Avaliação contínua: participação e desempenho nas interações em sala de aula, atividades em semiautonomia.
Critério
Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar continuidade ao estudo analítico dos discursos em língua francesa e levar o aluno a: - aprofundar as relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas; - compreender o funcionamento básico da língua francesa, nas diferentes esferas socioculturais; - desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona; - produzir narrativas curtas no presente e no passado. - Desenvolver atividades práticas de expressão oral e escrita, por meio da utilização dos conteúdos linguísticos e socio-culturais trabalhados no curso em diferentes situações do cotidiano, do contexto acadêmico e profissional; - Refletir sobre as estratégias de aprendizagem para o ensino do francês como língua estrangeira.
Norma de Recuperação
A recuperação nessa disciplina constará de uma prova a ser realizada em data indicada pelo departamento.
 
Bibliografia
     
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

DELERM, Philippe. Enregistrements pirates. Éditions du Rocher, 2003.

REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.


Bibliografia complementar:
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique. Paris: Hachette, 2010. Nível A1/A2.

AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant). Paris: Hachette, 2001.

GAVALDA, Anna. Je voudrais que quelqu’un m’attende quelque part. Paris: J’ai lu, 1999.

WOLTON, Dominique. O futuro da francofonia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
 

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