Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM1131 - Francês II
French II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar continuidade ao estudo analítico dos discursos em língua francesa e levar o aluno a:
? aprofundar as relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas;
? compreender o funcionamento básico da língua francesa, seus usos e variações;
? desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona;
? produzir narrativas curtas no presente e no passado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90912 - Alain Marcel Mouzat
65285 - Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
6619460 - Eliane Gouvêa Lousada
760749 - Heloisa Brito de Albuquerque Costa
1579193 - Paulo Roberto Massaro
2698041 - Tokiko Ishihara
63515 - Veronique Marie Braun Dahlet
 
Programa Resumido
A partir da recepção de suportes sonoros, escritos, hipertextuais e cinematográficos, essa disciplina permitirá a aquisição/aprendizagem de elementos lingüístico-discursivos que assegurem:
? a compreensão detalhada de textos escritos e orais;
? uma comunicação em nível básico na língua-alvo;
? a produção escrita de narrativas curtas no presente e no passado.
 
 
 
Programa
1. A Francofonia: o francês nos cinco continentes
2. A França, suas línguas e suas regiões
3. Leitura de textos
4. Atos comunicativos:
? comunicar-se ao telefone, por mensagens eletrônicas e por carta
? pedir e dar informações sobre lugares e direções
? situar no espaço
? situar no tempo (presente, passado e futuro)
? exprimir a quantidade
? exprimir a posse
? encomendar, comprar
? comparar
? fazer projetos para o futuro
? narrar no presente
? narrar no passado
5. Iniciação à frase complexa
6. Tempos verbais:
? Le Présent de l’Indicatif;
? Le Futur Simple;
? Le Passé Composé;
? L’Imparfait.
7. Modalizações:
? Conditionnel de politesse;
? Adverbes
? Verbes modaux
8. Aspectualizações:
? Le passé récent;
? Être en train de;
? Étre sur le point de;
9. Elementos de fonética:
? Aprofundamento da prática dos elementos segmentais;
? Aprofundamento da Prática dos elementos supra-segmentais: ritmo e entonação;
? O /e/ instável.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O mesmo da disciplina anterior.
Critério
Resenha de pelo menos uma das obras constantes da bibliografia.
Avaliação contínua: participação e desempenho nas interações em sala de aula, atividades em semi-autonomia.
Apresentação de seminários.
Avaliações escritas e orais.
Norma de Recuperação
A recuperação nessa disciplina constará de uma prova a ser realizada em data indicada pelo departamento.
 
Bibliografia
     
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).

DELERM, Philippe. Enregistrements pirates. Éditions du Rocher, 2003.

REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.


Bibliografia complementar:
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique. Paris: Hachette, 2010. Nível A1/A2.

AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant). Paris: Hachette, 2001.

GAVALDA, Anna. Je voudrais que quelqu’un m’attende quelque part. Paris: J’ai lu, 1999.

WOLTON, Dominique. O futuro da francofonia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM1131

Clique para consultar o oferecimento para FLM1131

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP