Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar continuidade ao estudo analítico dos discursos em língua francesa e levar o aluno a:? aprofundar as relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas;? compreender o funcionamento básico da língua francesa, seus usos e variações;? desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona;? produzir narrativas curtas no presente e no passado.
A partir da recepção de suportes sonoros, escritos, hipertextuais e cinematográficos, essa disciplina permitirá a aquisição/aprendizagem de elementos lingüístico-discursivos que assegurem:? a compreensão detalhada de textos escritos e orais;? uma comunicação em nível básico na língua-alvo;? a produção escrita de narrativas curtas no presente e no passado.
1. A Francofonia: o francês nos cinco continentes2. A França, suas línguas e suas regiões 3. Leitura de textos4. Atos comunicativos:? comunicar-se ao telefone, por mensagens eletrônicas e por carta? pedir e dar informações sobre lugares e direções? situar no espaço? situar no tempo (presente, passado e futuro)? exprimir a quantidade? exprimir a posse? encomendar, comprar? comparar? fazer projetos para o futuro? narrar no presente? narrar no passado5. Iniciação à frase complexa6. Tempos verbais:? Le Présent de l’Indicatif;? Le Futur Simple;? Le Passé Composé;? L’Imparfait.7. Modalizações:? Conditionnel de politesse;? Adverbes? Verbes modaux8. Aspectualizações:? Le passé récent;? Être en train de;? Étre sur le point de; 9. Elementos de fonética:? Aprofundamento da prática dos elementos segmentais;? Aprofundamento da Prática dos elementos supra-segmentais: ritmo e entonação;? O /e/ instável.
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).DELERM, Philippe. Enregistrements pirates. Éditions du Rocher, 2003.REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.Bibliografia complementar:ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique. Paris: Hachette, 2010. Nível A1/A2. AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant). Paris: Hachette, 2001.GAVALDA, Anna. Je voudrais que quelqu’un m’attende quelque part. Paris: J’ai lu, 1999.WOLTON, Dominique. O futuro da francofonia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.