Promovendo a autonomia do aprendiz e a reflexão individual sobre o processo de aquisição/aprendizagem da língua estrangeira, dar continuidade ao estudo analítico dos discursos em língua francesa e levar o aluno a: - aprofundar as relações entre a língua-cultura materna e a língua-cultura francesa, bem como com as culturas francófonas; - compreender o funcionamento básico da língua francesa, nas diferentes esferas socioculturais; - desenvolver uma competência inicial de comunicação escrita e oral na língua-cultura francesa e francófona; - produzir narrativas curtas no presente e no passado. - Desenvolver atividades práticas de expressão oral e escrita, por meio da utilização dos conteúdos linguísticos e socio-culturais trabalhados no curso em diferentes situações do cotidiano, do contexto acadêmico e profissional; - Refletir sobre as estratégias de aprendizagem para o ensino do francês como língua estrangeira.
A partir da recepção de suportes sonoros, escritos, hipertextuais e cinematográficos, essa disciplina permitirá a aquisição/aprendizagem de elementos lingüístico-discursivos que assegurem: ? a compreensão detalhada de textos escritos e orais; ? uma comunicação em nível básico na língua-alvo; ? a produção escrita de narrativas curtas no presente e no passado.
1. A Francofonia: o francês nos cinco continentes 2. A França, suas línguas e suas regiões 3. Atos comunicativos: - comunicar-se ao telefone, por mensagens eletrônicas e por carta - pedir e dar informações sobre lugares e direções - situar no espaço - situar no tempo (presente, passado e futuro) - exprimir a quantidade - exprimir a posse - encomendar, comprar - comparar - fazer projetos para o futuro - narrar no presente - narrar no passado 4. Iniciação à frase complexa 5. Tempos verbais: - Le Présent de l’Indicatif - Le Futur Simple - Le Passé Composé - L’Imparfait 6. Modalizações: - Conditionnel de politesse - Adverbes - Verbes modaux 7. Aspectualizações: - Venir de - Être en train de - Être sur le point de 8. Elementos de fonética: - Aprofundamento da prática dos elementos segmentais - Aprofundamento da Prática dos elementos suprassegmentais: ritmo e entonação - O /e/ instável
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 1).DELERM, Philippe. Enregistrements pirates. Éditions du Rocher, 2003.REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982.Bibliografia complementar:ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique. Paris: Hachette, 2010. Nível A1/A2. AKYUZ, Anne. Exercices d’oral en contexte (niveau débutant). Paris: Hachette, 2001.GAVALDA, Anna. Je voudrais que quelqu’un m’attende quelque part. Paris: J’ai lu, 1999.WOLTON, Dominique. O futuro da francofonia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.