Dar continuidade ao estudo dos discursos em língua francesa por meio da análise do funcionamento de textos orais e escritos, levando o aluno a posicionar-se no discurso. Promovendo a autonomia dos alunos, realizar atividades práticas que permitam a identificação e compreensão dos elementos discursivos presentes em diferentes situações de comunicação orais e escritas. Desenvolver uma reflexão metacognitiva sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Por meio da análise de textos orais e escritos, esta disciplina permitirá:- o estudo de procedimentos sintáticos e discursivos de um texto;- a tomada de posição no discurso.
1. A expressão da condição e da hipótese2. A expressão da anterioridade: introdução do futur antérieur, marcadores temporais e sistematização do plus-que-parfait3. O modo subjuntivo e seus valores4. A expressão da opinião, do desejo e dos sentimentos5. Procedimentos de modalização6. A expressão da oposição, da concessão e da finalidade7. A função expressiva no escrito e no oral8. Os pronomes relativos compostos
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 2). ______. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 2). REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982. Bibliografia complementar : ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique. Paris: Hachette, 2010. Nível B1/B2. AKYÜZ, Anne; BAZELLE-SHAHMEI, Bernadette et alii. Exercices d’oral en contexte. Paris : Hachette, 2001 (Niveau intermédiaire). CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris : Hachette, 1992. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. L'énonciation. De la subjectivité dans le langage. Paris : Armand Colin, 1980. MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L.S. Resenha. São Paulo: Parábola Editora, 2004. YAGUELLO, Marine. Alice au pays du langage. Paris : Seuil, 1981. ZAVAGLIA, Adriana. Xeretando a linguagem em francês. São Paulo: Disal, 2010.