Compreender e analisar o funcionamento do discurso argumentativo, levando o aluno a tomar posição, oralmente e por escrito, sobre fatos da atualidade. Promover a realização de atividades práticas que levem os alunos à compreensão, análise e interpretação de textos argumentativos. Identificar e analisar os elementos linguísticos e discursivos presentes nos textos. Desenvolver uma reflexão metacognitiva sobre o processo de ensino e aprendizagem e sobre as questões metodológicas presentes na realização das atividades.
A partir da análise de textos orais e escritos, esta disciplina permitirá o estudo e a produção de textos argumentativos.
1. O percurso argumentativo2. Aprofundamento da estruturação textual3. Relações lógicas e conectores4. Elaboração e formulação de argumentos5. Análise, elaboração e reformulação de textos argumentativos
BERTRAND, Denis. Parler pour convaincre. Paris : Gallimard Education, 1999.DESCOTES-GENON, Christiane ; MORSEL, Marie-Hélène ; RICHOU, Claude. L’exercisier, Grenoble : PUG, 2005.VIGNER, Gérard. Ecrire pour convaincre. Paris : Hachette, 1996.Bibliografia complementar:AMOSSY, Ruth. L’argumentation dans le discours. Paris : Armand Collin, 2006.BARBERY, Muriel. L’élégance du hérisson. Paris : Gallimard, 2006.MOIRAND, Sophie. Les discours de la presse quotidienne: observer, analyser, comprendre. Paris: Presses Universitaires de France, 2007.