Reforçar as competências linguístico-discursivas por meio da produção escrita de uma narrativa. Realizar todas as etapas didático-metodológicas necessárias para a produção do texto narrativo. Desenvolver uma reflexão metacognitiva sobre o processo de ensino e aprendizagem e sobre as questões metodológicas presentes na elaboração das atividades no contexto de formação do profissional de letras.
Estudo teórico e empírico da construção textual por meio da escrita de uma narrativa (romance, nouvelle, récit de vie etc.).
1. Coesão e coerência textuais2. Heterogeneidade discursiva3. Rede temporal na narrativa4. Articulação entre narração e diálogo
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris, Hachette, 1992. DESCOTES-GENON, Christiane ; MORSEL, Marie-Hélène ; RICHOU, Claude. L’exercisier. Grenoble : PUG, 2005. Bibliografia complementar : AKYÜZ, A., BAZELLE-SHAHMAEI, B., BONENFANT, J., ORNE-GLIEMANN, M.-F. Exercices de Grammaire B2, Collection En Contexte, Hachette-FLE, 2019. MAINGUENEAU, Dominique. Éléments de linguistique pour le texte littéraire. Nouvelle édition revue et augmentée. Paris: Bordas, 1986. ______. L’énonciation littéraire II: Pragmatique pour le discours littéraire. Paris: Armand Colin, 2006. ZAVAGLIA, Adriana. Xeretando a linguagem em francês. São Paulo: Disal, 2010.