Discutir a diversidade cultural através da variedade de documentos midiáticos e textos literários. Tomar posição nas práticas de produção oral e escrita. Fornecer instrumentos práticos para identificação e compreensão dos aspectos que caracterizam os textos estudados e suas especificidades socioculturais. Promover atividades que favoreçam a utilização de diferentes elementos linguístico-discursivos em situações de comunicação oral e escrita nas quais os alunos sejam levados a tomar posições.
Esta disciplina permitirá a re-exploração analítico-argumentativa de documentos de mídias variadas, por meio de atividades centradas na interação.
1. Recepção e análise crítica de textos em várias linguagens2. Estudos discursivos e argumentativos da diversidade cultural3. Construção e organização de um debate.
ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. La grammaire des premiers temps. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2004. (Vol. 2).AMOSSY, Ruth; HERSCHBERG-PIERROT, Anne. Stéréotypes et clichés. Paris : Armand Colin, 2011 [1997].CALVET, Louis-Jean. Linguistique et colonialisme. Paris : Payot, 2002 [1974].DESCOTES-GENON, Christiane ; MORSEL, Marie-Hélène ; RICHOU, Claude. L’exercisier, Grenoble : PUG, 2005.