Discutir a diversidade cultural através da variedade de documentos midiáticos e textos literários. Tomar posição nas práticas de produção oral e escrita. Fornecer instrumentos práticos para identificação e compreensão dos aspectos que caracterizam os textos estudados e suas especificidades socioculturais. Promover atividades que favoreçam a utilização de diferentes elementos linguístico-discursivos em situações de comunicação oral e escrita nas quais os alunos sejam levados a tomar posições.
Esta disciplina permitirá a re-exploração analítico-argumentativa de documentos de mídias variadas, por meio de atividades centradas na interação.
1. Recepção e análise crítica de textos em várias linguagens2. Estudos discursivos e argumentativos da diversidade cultural3. Construção e organização de um debate.
AMOSSY, Ruth; HERSCHBERG-PIERROT, Anne. Stéréotypes et clichés. Paris : Armand Colin, 2011 [1997]. CALVET, Louis-Jean. Linguistique et colonialisme. Paris : Payot, 2002 [1974]. Bibliografia complementar: MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L.S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editora, 2006. SIRÉJOLS, E.; TEMPESTA, G. Pratique grammaire. Niveau B2. Paris : CLE International, 2020. ZAVAGLIA, Adriana. Xeretando a linguagem em francês. São Paulo: Disal, 2010.