A partir de um recorte estabelecido a cada semestre, - Oferecer ao aluno instrumentos para a leitura de um texto em língua francesa.- Introduzir o aluno a algumas discussões críticas sobre a literatura, a cultura e a história francesas.- Exercitar a leitura, discussão e análise de alguns textos literários curtos em francês. - Oferecer instrumentos para que o aluno possa escrever um texto curto em francês sobre literatura.
A partir de um recorte estabelecido a cada semestre, introduzir o aluno à leitura de textos literários em língua francesa por meio de exercícios de leitura e aulas sobre alguns problemas da cultura e da crítica francesas. O conteúdo do curso será variável a cada semestre, porém deve incluir a leitura de textos completos curtos e a escrita de pelo menos um texto em francês sobre literatura.
De acordo com o recorte escolhido, textos literários completos em língua francesa, de curta extensão.
Contos e narrativas curtas em língua francesa de acordo com o recorte escolhido no semestre.Referências sobre a leitura de francês língua estrangeira:ADAM, J-M - Langue et littérature. Paris, Hachette, 1991.BERTRAND, D et FLOQUIN, Françoise - Littérature et enseignement. Paris, Le Français dans le Monde. no spécial, fev-mars 1988.PEYTARD, J. et al. - Littérature et classe de langue. Paris, Hatier, 1982.PEYTARD, J et MOIRAND, S - Discours et enseignement du français. Paris, Hachette, 1992.MELLO E SOUZA, Antonio Cândido de; CARONI, Ítalo; LAUNAY, Michel. O francês instrumental : a experiência da Universidade de São Paulo. São Paulo : Hemus, 1977PIETRARÓIA, Cristina Moerbeck Casadei. Questões de leitura : aspectos práticos e teóricos da leitura em francês língua estrangeira. São Paulo : Annablume, 2001 ROSSIGNOLIi, Maria Elvira. Francês língua estrangeira : leitura literária e aprendizagem. (Dissertação de mestrado). FFLCH/USP São Paulo, 2002COSTA, Heloísa Brito de Albuquerque. Reflexões sobre o ensino da literatura : da poética de Edouard Glissant às perspectivas de leituras rizomáticas. (Tese de doutorado). FFLCH/USP. São Paulo, 2004