Esta disciplina visa a que o aluno entre em contato com a língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Espera-se que, desde o início, o aluno desenvolva a habilidade de comunicação na língua estrangeira durante interações em sala de aula e que também, participe de situações virtuais de comunicação real na língua italiana. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço linguístico-discursivo e iniciar seu percurso de formação como professor,especialista e pesquisador.
A disciplina visa a que o aluno entre em contato com a língua italiana, seus mecanismos e seus efeitos de sentido, iniciando a compreensão e a produção em língua estrangeira, falando de si mesmo e dos outros, descrevendo ambientes e narrando acontecimentos passados. Além disso, o aluno entrará em contato com breves textos de escritores contemporâneos, que serão lidos e analisados em seus aspectos lingüísticos e literários e inter-relacionados com os fatores culturais da época em que foram produzidos.
A pronúncia do italiano com ênfase nos traços distintivos entre o português e o italiano. Artigos definidos e indefinidos. Formas combinadas de preposições e artigos definidos. Verbos (regulares/irregulares/auxiliares/reflexivos) no presente e no passato prossimo do indicativo. Particípio passado e concordância do passato prossimo com o pronome sujeito. Pretérito imperfeito do indicativo. Futuro simples. Pronomes de tratamento. Si impersonale. Pronomes do caso reto e oblíquo. Pronomes e adjetivos possessivos. Flexão dos substantivos e dos adjetivos: regras gerais. Numerais e horas. Preposições DI e DA. O pronome CI com função locativa. Divisão silábica e pontuação: diferenças entre o italiano e o português. Leitura e análise de textos de escritores italianos contemporâneos. Produção de textos orais e escritos.Funções 1: Cumprimentar; escolher entre o registro formal e informal; agradecer; apresentar-se e apresentar outras pessoas; descrever pessoas e ambientes; falar das atividades diárias; contar acontecimentos passados anteriores ao momento da enunciação; distinguir entre perfectividade e imperfectividade.Funções 2: Ler e analisar textos escritos; preparar breves textos escritos e orais.
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