O objetivo desta disciplina é oferecer condições para que o aluno reflita sobre o próprio percurso de aquisição na língua italiana e que desenvolva, de forma mais aprofundada, a capacidade de e interpretar o funcionamento discursivo da língua italiana. Tal trabalho será desenvolvido com a utilização de textos autênticos de diferentes gêneros, presentes nos meios de comunicação virtual e em outras fontes (livros impressos, materiais de áudio e imagens). Os elementos gramaticais serão vistos em sua funcionalidade discursiva e constituirão objeto de análise sob duas perspectivas: a diferenças entre a estrutura do português e do italiano, e as estratégias de facilitação no processo de ensino-aprendizagem de tais conteúdos
A disciplina visa a que o aluno conheça a língua italiana, seus mecanismos e seus efeitos de sentido, desenvolvendo a compreensão e a produção em língua estrangeira, falando de acontecimentos passados e futuros, estabelecendo correlações temporais e expressando opiniões. Além disso, o aluno entrará em contato com textos de escritores contemporâneos, que serão lidos e analisados em seus aspectos lingüísticos e literários e inter-relacionados com os fatores culturais da época em que foram produzidos.
Distinção entre o pretérito perfeito e imperfeito (passato prossimo/imperfetto). Correlação dos tempos do modo indicativo. Verbos pronominais como: andarsene, volerci, tenerci. Futuro semplice, futuro composto. Trapassato prossimo. Imperativo. Pronomes do caso reto e oblíquo. Concordância do particípio passado com os pronomes do caso reto nos tempos compostos. Flexão dos substantivos e dos adjetivos: regras específicas. Pronomes demonstrativos. Adjetivos e pronomes indefinidos. Divisão silábica e pontuação: diferenças entre o italiano e o português. Leitura e análise de textos de escritores italianos contemporâneos e de textos diversos. Produção de textos orais e escritos.Funções 1: falar de acontecimentos passados; falar de projetos futuros e aspirações; discorrer sobre assuntos quotidianos; dar ordens; distinguir entre perfectividade e imperfectividade.Funções 2: ler e analisar textos escritos; preparar textos escritos e orais.
MEZZADRI, M. e PEDERZANI L., Grammatica essenziale della lingua italiana. Esercizi supplementari e test. Guerra, Perugia 2001.De referência:GUERRI, R. - Verbi italiani tutti o quasi..... Perugia, Guerra, 1994.DE GIULI, A. Le preposizioni italiane. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999LEPSCHY, A.L./LEPSCHY, G. La lingua italiana: storia, varietà dell'uso, grammatica. Milano: Bompiani, 1981MANELLA, C. e TANZINI A. L’Italiano da soli. Esercizi e test di grammatica italiana con chiavi. Progetto Lingua Firenze. 1998-2000.MANELLA, C. Ecco! Grammatica Italiana. Elementi essenziali di grammatica italiana conesercizi, test e chiavi. Progetto Lingua Firenze, 1998-2000.NADDEO, C.M. I pronomi italiani. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999SERIANNI, L. Grammatica italiana: italiano comune e lingua letteraria: suoni forme costrutti. Torino: Unione Tipografico-Editrice Torinese, 1988TRIFONE P. E PALERMO M. Grammatica Italiana di Base. Bologna:Zanichelli, 2000.ZINGARELLI, N. - Vocabolario della lingua italiana. Bologna, Zanichelli, 1983Dicionário Martins Fontes. São Paulo, Martins Fontes, 2004.Parola chiave. Dizionario di italiano per brasiliani. São Paulo: Martins Fontes, 2007