Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM1152 - Língua Italiana III
Italian Language III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa a que o aluno avance no trabalho de perceber e interpretar o funcionamento discursivo da língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e continuar seu percurso de formação como especialista e pesquisador. Esta disciplina visa a que o aluno avance no trabalho de refletir sobre o funcionamento discursivo da língua, bem como sobre o próprio percurso de aquisição do italiano como língua estrangeira. Serão propostas atividades com o auxílio das TICs, que propiciem o desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral e escrita, bem como a construção da autonomia do futuro profissional de Letras no que concerne a sua identidade de aprendiz e sua atuação como professor, tradutor ou pesquisador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
165262 - Angela Maria Tenorio Zucchi
3194628 - Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro
826255 - Giliola Maggio
3168775 - Maria Cecilia Casini
2780001 - Olga Alejandra Mordente
1206679 - Paola Giustina Baccin
 
Programa Resumido
A disciplina visa a que o aluno desenvolva a compreensão e análise dos mecanismos e efeitos de sentido obtidos pelos diversos tipos de construção da língua italiana, que desenvolva a compreensão e a produção do discurso em língua estrangeira, entendendo e dando instruções, conselhos e solicitações e expressando adequadamente a relação temporal. Além disso, o aluno entrará em contato com textos de escritores dos séculos XX e XXI, que serão lidos e analisados em seus aspectos lingüísticos e literários e inter-relacionados com os fatores culturais da época em que foram produzidos.
 
 
 
Programa
Combinações e colocações dos pronomes átonos e tônicos (“pronomi diretti, indiretti e combinati”) com os tempos simples e compostos. Pronomes NE e CI e suas funções. “Passato remoto, Trapassato prossimo e remoto”. Correlação dos tempos do modo Indicativo. Modo “Condizionale”, simples e composto. Diátese ativa e passiva. Leitura e análise de textos de escritores italianos dos séculos XX e XXI e de textos diversos. Produção de textos orais e escritos.
Funções 1: compreender e dar instruções, conselhos, fazer solicitações, ; utilizar a correta forma de cortesia; falar de acontecimentos passados escolhendo entre os diversos tempos do passado aquele que expressa de forma adequada a relação temporal a ser transmitida; narrar e discorrer sobre fatos que poderiam ter ocorrido.
Funções 2: ler e analisar textos escritos; preparar textos escritos e orais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas diferentes metodologias didáticas de ensino de línguas estrangeiras, de acordo com os objetivos a serem atingidos.
Critério
Notas semestrais de um a dez, baseadas na participação e no desempenho do aluno em todas as atividades didáticas programadas e em provas escritas e/ou orais.
Norma de Recuperação
Notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e/ou em prova escrita e/ou oral.
 
Bibliografia
     
COSTA, R. B. Viaggio nell’italiano. Corso di lingua e cultura italiana per stranieri. Torino, Loescher, 1995.
DE GIULI, A. Le preposizioni italiane. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999
GUERRI, R. - Verbi italiani tutti o quasi..... Perugia, Guerra, 1994.
LEPSCHY, A.L./LEPSCHY, G. La lingua italiana: storia, varietà dell'uso, grammatica. Milano: Bompiani, 1981
MANELLA, C. e TANZINI A.. L’Italiano da soli. Esercizi e test di grammatica italiana con chiavi. Progetto Lingua Firenze. 1998-2000.
MANELLA, C. Ecco! Grammatica Italiana. Elementi essenziali di grammatica italiana con esercizi, test e chiavi. Progetto Lingua Firenze, 1998-200o.
NADDEO, C.M. I pronomi italiani. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999
SILVESTRINI, M.; BURA, C.; GHIACCHELLA, E.; ARMANNI, V.; PAVESE, R. – L’ italiano e l’ Italia – lingua e civiltà per stranieri. Perugia, Guerra, 1996.
TRIFONE, P. E PALERMO M. Grammatica italiana di base. Bologna, Zanichelli, 2000.
ZINGARELLI, N. - Vocabolario della lingua italiana. Bologna, Zanichelli, 1983.

Leitura controlada de um romance italiano do Século XX ou XXI.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM1152

Clique para consultar o oferecimento para FLM1152

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP