Esta disciplina visa a que o aluno avance no trabalho de perceber e interpretar o funcionamento discursivo da língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e continuar seu percurso de formação como especialista e pesquisador.
O objetivo desta disciplina é que o aluno aperfeiçoe a competência linguístico-comunicativa em língua italiana e, ainda, que aprimore a habilidade de interpretar e analisar o funcionamento discursivo da língua italiana. Embora os textos selecionados sejam, em grande parte, extraídos de autores da literatura do século XX e XXI, o cotejo com textos virtuais de vários gêneros, disponibilizados pela rede mundial de comunicação, contribuirá para a análise textual em seus aspectos linguísticos e literários de forma a interrelacioná-los com os fatores culturais da época em que foram produzidos. Espera-se que o trabalho de análise e interpretação de textos, provenientes de fontes digitais e apenas impressas, forneça ao futuro professor instrumentos para refletir sobre a concepção de língua como discurso e sobre o ensino de línguas de forma contextualizada, em sua interrelação com a cultura e a literatura italianas.
Correlação dos tempos e dos modos. Modi indefiniti (gerúndio, infinitivo e partícipio). Frases implícitas e explícitas. Divisão silábica e pontuação. Leitura e análise de textos de escritores italianos dos séculos XX e XXI. Produção de textos orais e escritos.Funções 1: narrar fatos presentes, passados e futuros; expressar hipóteses e opiniões a partir de uma condição. Funções 2: produzir textos orais e escritos sobre vários assuntos, escolhendo as formas adequadas de registro de língua para cada tipologia textual; ler e analisar textos oralmente ou por escrito; resumir, descrever, argumentar.
Bibliografia Básica, de referência e leitura controlada:COSTA, R. B. Viaggio nell’italiano. Corso di lingua e cultura italiana per stranieri. Torino, Loescher, 1995.DE GIULI, A. Le preposizioni italiane. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999GUERRI, R. - Verbi italiani tutti o quasi..... Perugia, Guerra, 1994.LEPSCHY, A.L./LEPSCHY, G. La lingua italiana: storia, varietà dell'uso, grammatica. Milano: Bompiani, 1981MANELLA, C. e TANZINI A.. L’Italiano da soli. Esercizi e test di grammatica italiana con chiavi. Progetto Lingua Firenze. 1998-2000.MANELLA, C. Ecco! Grammatica Italiana. Elementi essenziali di grammatica italiana con esercizi, test e chiavi. Progetto Lingua Firenze, 1998-200o.NADDEO, C.M. I pronomi italiani. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999SILVESTRINI, M.; BURA, C.; GHIACCHELLA, E.; ARMANNI, V.; PAVESE, R. – L’ italiano e l’ Italia – lingua e civiltà per stranieri. Perugia, Guerra, 1996.TRIFONE, P. E PALERMO M. Grammatica italiana di base. Bologna, Zanichelli, 2000.ZINGARELLI, N. - Vocabolario della lingua italiana. Bologna, Zanichelli, 1983.Leitura controlada de um romance italiano do Século XX ou XXI.