O objetivo desta disciplina é que o aluno, encontrando-se no último semestre do curso de Língua Italiana, reflita naõ apenas sobre a própria proficiência linguística, bem como sobre o papel dos recursos tecnológicos na competência didática e em sua futura prática de sala de aula. Os textos que servirão como materiais-fonte em sala permitirão que o futuro profissional em Letras adquira os instrumentais necessários à análise textual avançada e à percepção de aspectos sintáticos e morfológicos complexos da língua italiana. Os elementos linguísticos e culturais estudados de forma aprofundada e as atividades propostas contribuirão para incentivar a autonomia do futuro profissional de Letras, como docente ou pesquisador, bem como para ampliar a conscientização da importância de continuar seu percurso de formação após a finalização do curso de graduação.
A disciplina visa a que o aluno aprimore o seu conhecimento da língua italiana, seus mecanismos e seus efeitos de sentido, compreenda e elabore o discurso em língua estrangeira, interagindo habilmente nas conversações e discussões, produzindo textos orais e escritos sobre vários assuntos, escolhendo as formas idéias de registro de língua, reproduzindo o discurso de terceiros. Além disso, o aluno entrará em contato com textos de escritores dos séculos XX e XXI, que serão lidos e analisados em seus aspectos lingüísticos e literários e inter-relacionados com os fatores culturais da época em que foram produzidos.
Discurso direto e indireto. Correlação dos tempos e dos modos. Divisão silábica e pontuação. Reflexões sobre o italiano contemporâneo. Leitura e análise de textos de escritores italianos dos séculos XX e XXI. Produção de textos orais e escritos.Funções1: reproduzir o discurso de terceiros; organizar o discurso com as categorias da língua levando em conta concomitância, anterioridade e posterioridade.Funções2: produzir textos orais e escritos sobre vários assuntos, escolhendo as formas ideais de registro de língua para cada tipologia textual; resumir, descrever, argumentar.
Bibliografia básica, de referência e leitura controlada:COSTA, R. B. Viaggio nell’italiano. Corso di lingua e cultura italiana per stranieri. Torino, Loescher, 1995.DE GIULI, A. Le preposizioni italiane. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999GUERRI, R. - Verbi italiani tutti o quasi..... Perugia, Guerra, 1994.LEPSCHY, A.L./LEPSCHY, G. La lingua italiana: storia, varietà dell'uso, grammatica. Milano: Bompiani, 1981MANELLA, C. e TANZINI A.. L’Italiano da soli. Esercizi e test di grammatica italiana con chiavi. Progetto Lingua Firenze. 1998-2000.MANELLA, C. Ecco! Grammatica Italiana. Elementi essenziali di grammatica italiana con esercizi, test e chiavi. Progetto Lingua Firenze, 1998-200o.NADDEO, C.M. I pronomi italiani. Grammatica – esercizi – giochi. Firenze: Alma edizioni, 1999SILVESTRINI, M.; BURA, C.; GHIACCHELLA, E.; ARMANNI, V.; PAVESE, R. – L’ italiano e l’ Italia – lingua e civiltà per stranieri. Perugia, Guerra, 1996.TRIFONE, P. E PALERMO M. Grammatica italiana di base. Bologna, Zanichelli, 2000.ZINGARELLI, N. - Vocabolario della lingua italiana. Bologna, Zanichelli, 1983.Leitura controlada de um romance italiano do Século XX ou XXI.