Fornecer ao aluno, depois de alfabetizado, princípios de fonética e um quadro geral da morfo-sintaxe da língua russa. Ementa PCC: observação do ensino de fonética, fonologia, morfologia e estruturas básicas do russo para iniciantes.Promover a reflexão sobre questões curriculares do ensino/aprendizagem de línguas a partir do exame d o Projeto Pedagógico do Curso de Letras da USP; apresentar estratégias gerais de aprendizagem de Russo.
Fonologia e morfo-sintaxe da língua russa.
1. Alfabetização;2. Fonética elementar do russo;3. O russo como língua sintética: casos e funções;4. Caso nominativo: substantivos, adjetivos e pronomes flexionados em gênero e número;5. Advérbios de lugar, tempo e modo;6. Breves noções sobre o aspecto verbal: conjugação dos verbos regulares nos tempos presente, passado e futuro do aspecto imperfectivo;7. O caso nominativo e as suas principais funções sintáticas;8. O caso acusativo e as suas principais funções sintáticas.
KHAVRÓNINA, S. A e CHIROTCHÉNSKAIA, A. I. --- Russian in exercises. Moscou, Progress Publishers, 1981.STEPÁNOVA, F., IÉVLIEVA, Z. e TRÍUCHINA, L. --- Rússki iazyk dliá vsiekh (Língua russa para todos). Moscou, Editorial "Progresso", 1981. Este manual é acompanhado pôr livro de leitura, livro de conversação, dicionário, livro de exercícios e uma coleção de fitas com gravações.PEKHLIVÁNOVA, K. I. e LIÉBEDEVA, M. N. --- Grammátika rússkovo iazyká v iliustrátsiakh (Gramática da língua russa por meio de ilustrações). Moscou, Editora "Rússki iazyk" , 1984.KHAVRÓNINA, S. A. e KHARLÁMOVA, L. --- Rússki iazyk (Língua russa). Moscou, Editora "Rússki iazyk", 1998.