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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Línguas Orientais
 
Disciplina: FLO0175 - Língua Hebraica I
Hebrew Language I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Primeiro contato com a escrita  consonantal da Língua Hebraica.
Estratégias de leitura necessárias para o aprendizado. 
Estruturas básicas da língua, atendo-se a situações cotidianas.

Ementa PCC: observação do ensino de fonética, fonologia, morfologia e estruturas básicas do hebraico para iniciantes.
Promover a reflexão sobre questões curriculares do ensino/aprendizagem de línguas a partir do exame d o Projeto Pedagógico do Curso de Letras da USP; apresentar estratégias gerais de aprendizagem da língua hebraica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1107306 - Gabriel Steinberg Schvartzman
 
Programa Resumido
Primeiramente será estudada a história da língua hebraica, em seguida os alunos serão alfabetizados, desenvolverão a compreensão escrita e oral e aprenderão as noções básicas da gramática hebraica.
 
 
 
Programa
Sistema verbal: concordância verbal quanto ao gênero, palavra correspondente aos verbos ter e haver, infinitivo construto com a preposição "para", tempo presente na voz ativa, imperativo das construções paal e piel  (caso dos shlemim, e ayn vav e ayn yud), verbos auxiliares no presente, 
Pronomes pessoais, interrogativos e demonstrativos
Prefixos hey, beyt, chaf, lamed, mem, vav, chaf shin, shin, - correspondentes respectivamente ao artigo definido, a preposições, à conjunção, a um advérbio e a um pronome relativo.
Flexão dos sufixos indicadores do possessivo e da direção, de preposições e de substantivos
Construto no singular
Uso da preposição et antes de um complemento verbal determinado
Números cardinais no feminino
Advérbios de lugar e quantidade
Discurso direto e indireto
Alguns elementos básicos de coesão
Expressões culturais e idiomáticas
Frase nominal (ausência dos verbos "ser" e estar" no presente).
Sujeito indeterminado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Dentro de uma abordagem comunicativa, os itens básicos da gramática serão trabalhados. Serão usadas fitas de áudio que acompanham o livro didático, bem como músicas e (softwares) jogos de língua. Os alunos terão a sua disposição uma sala com material suplementar de audio, vídeo, computador e material de leitura.

Critério
A avaliação será aula a aula, de acordo com freqüência, participação na construção das aulas, realização de tarefas (solicitadas ou espontâneas) dentro/fora da sala de aula. Haverá uma prova formal ao final de cada bimestre.
Norma de Recuperação
Prova escrita e trabalho
 
Bibliografia
     
Berezin, R. - Iniciação ao Hebraico I - Universidade de São Paulo. FFLCH. Centro de Estudos Judaicos. Curso de Hebraico
Chayat & Israeli & Kobliner-Yvrit myn Haatchalá. Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1990.
Kobliner & Simons- Má Nishmá- (Lições de Áudio e Treino de Fala, conforme Yvrit myn Haatchalá) . Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1998.
Produções dos próprios alunos
RABIN A Pequena História da Língua Hebraica.
Bibliografia de referência:
ZLOCHEVSKY, H.- Coletânea de Verbos. Departamento de Ensino da FISESP.1983.
EVEN-SHOSHAN, A. - Mylon Chadash
WEIL,T. & FARSHTEY, CH.- Hapoal Lelomdey Yvryt, Netyot VeTarguilim. Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1991.
GOSHEN-GOTSHTEIN, M.& LIVNE,Z. & SHAFAN,SH.- Hadykduk Hayvri Hashimushi .Ed. Shocken. Jerusalém e Tel Aviv,1979.
LANGER, E.R.- A Leitura: Texto e Contexto. Dissertação de mestrado, USP, 1995.
 

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