Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Línguas Orientais
 
Disciplina: FLO0176 - Língua Hebraica II
Hebrew Language II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a compreensão/ produção oral/escrita. 
Desenvolver estratégias de escrita 
Acrescentar novos elementos, priorizando o interesse manifestado pelos alunos no que se refere aos temas. 

Abordar alguns dos aspectos culturais inerentes a esta língua
Ementa PCC: Introduzir diferentes estratégias de compreensão oral e escrita; indagar sobre diferentes tipos de insumo e seus efeitos  sobre os processos de ensino/aprendizagem do hebraico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1107306 - Gabriel Steinberg Schvartzman
 
Programa Resumido
Fixação do vocabulário e estruturas básicas do hebraico aprendidos no estágio anterior. Desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita e ampliação de elementos lexicais e gramaticais.
 
 
 
Programa
Sistema Verbal: ter e haver no passado, passado na voz ativa, construções correspondentes ao pretérito do subjuntivo, imperativo das construções hifil e hitpael, verbos auxiliares no passado,
Pronome "kol há"...e "kulam"
Flexões da preposição "et" (oti e iti) e de substantivos femininos e plurais.
Construto no singular feminino e no plural
Números cardinais no masculino e ordinais .
Advérbios de lugar e quantidade, advérbios compostos pela preposição em + substantivo
Discurso indireto enriquecido por contextualização e explicitação de  aspectos implícitos no discurso direto (textos do livro).
Elementos básicos de coesão
Expressões culturais e idiomáticas
Comparativos de igualdade, superioridade e inferioridade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Dentro de uma abordagem comunicativa, os itens básicos da gramática serão trabalhados. Serão usadas fitas de áudio que acompanham o livro didático, bem como músicas e (softwares) jogos de língua. Os alunos terão a sua disposição uma sala com material suplementar de audio, vídeo, computador e material de leitura.
Critério
A avaliação será aula a aula, de acordo com freqüência, participação na construção das aulas, realização de tarefas (solicitadas ou espontâneas) dentro/fora da sala de aula. Haverá uma prova formal ao final de cada bimestre.
Norma de Recuperação
Prova escrita e trabalho
 
Bibliografia
     
Básica: 
Berezin, R. - Iniciação ao Hebraico II - Universidade de São Paulo. FFLCH. Centro de Estudos Judaicos.
Chayat & Israeli & Kobliner-Yvrit myn Haatchalá. Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1990.
Kobliner & Simons- Má Nishmá- (Lições de Áudio e Treino de Fala, conforme Yvrit myn Haatchalá) . Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1998.
Produções dos próprios alunos

Referência:
ZLOCHEVSKY, H.- Coletânea de Verbos. Departamento de Ensino da FISESP.1983.
EVEN-SHOSHAN, A. - Mylon Chadash
WEIL,T. & FARSHTEY, CH.- Hapoal Lelomdey Yvryt, Netyot VeTarguilim. Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1991.
GOSHEN-GOTSHTEIN, M.& LIVNE,Z. & SHAFAN,SH.- Hadykduk Hayvri Hashimushi .Ed. Shocken. Jerusalém e Tel Aviv,1979.
LANGER, E.R.- A Leitura: Texto e Contexto. Dissertação de mestrado, USP, 1995.

 

Clique para consultar os requisitos para FLO0176

Clique para consultar o oferecimento para FLO0176

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP