Fornecer ao aluno um quadro geral da formação da literatura russo-soviética e do assim chamado realismo socialista, bem como da evolução da língua literária e da renovação dos gêneros próprios da prosa de ficção, a partir do estudo analítico de obras de seus autores mais representativos.
Formação da literatura russo-soviética. As concepções do Realismo Socialista e suas projeções.
1. Formação da literatura russo-soviética: vertentes e tendências da década de 1920;2. Projeções do futurismo na prosa russo-soviética;3. A prosa da Revolução de Outubro e da guerra-civil;4. A prosa humorística e satírica dos anos 20;6. A prosa de ficção científica;7. A prosa do realismo socialista.
ANDRADE, H. F. de - O diabo solto em Moscou (para um estudo da obra de Mikhail Bulgákov no Brasil). São Paulo, Tese de Doutorado (FFLCH/USP), 1994;-------- - "A literatura que Stálin proibiu", in Revista de Estudos Orientais n. 1. São Paulo, Humanitas, 1997;BIÉLAIA, G. A. - Conformação do desenvolvimento estilístico da prosa soviética (em russo). Moscou, Naúka, 1977;ERCHOV, L. - Os gêneros satíricos da literatura russo-soviética (em russo). Leningrado, Naúka, 1977;HOETZSCH, O. - A evolução da Rússia (trad. Noémia Franco da Cruz). Lisboa, Editorial Verbo, sd.LO GATTO, E. - Correnti e tendenze nella letteratura russa dalle origini a oggi. Milano, Rizzoli, 1974.-------------------- - Profilo della letteratura russa dalle origini a Solzenicyn. Milano, Arnoldo Mondadori, 1975;MIRSKY, D. S. - Histoire de la Littérature russe. Paris, Fayard, 1969.SCHNAIDERMAN, B. - Os escombros e o mito. São Paulo, Cia das Letras, 1997;SKOROSPELOVA, E. - A prosa russo-soviética das décadas de 20 e 30 (em russo). Moscou, Universidade de Moscou, 1985;TRÓTSKI, L. - Literatura e revolução (trad. M. Bandeira). Rio de Janeiro, Zahar, 1969;VÁRIOS - Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre, Globo, 1976;ZAMIÁTIN, E. - Tecnica della prosa (trad. M. Olsoufieva). Bari, De Donato, 1970;