Capacitar os alunos para a leitura de textos literários e jornalísticos. Produção de escrita mais elaborada. Desenvolver a compreensão Incentivar a reflexão sobre os diferentes valores culturais judaico-israelenses e ampliar sua percepção de mundo analisando os diferentes modos de construção de sentido proporcionados pela estrutura lingüística do hebraico. Promover "ilhas de sistematização" (Almeida Filho) da gramática básica vista.
Leitura de textos literários e produção de textos mais elaborados. Reflexão sobre aspectos dos valores culturais judaico-israelenses que influem nos diferentes modos de construção de sentido. Sistematização de toda a gramática vista anteriormente.
Formação de substantivos a partir de raízes verbais conforme suas construções. Formação de substantivos terminados em "ut". Ampliação de elementos de coesão. Expressões culturais e idiomáticas.
Bibliografia de referência: ZLOCHEVSKY, H.- Coletânea de Verbos. Departamento de Ensino da FISESP.1983. EVEN-SHOSHAN, A. - Mylon ChadashWEIL,T. & FARSHTEY, CH.- Hapoal Lelomdey Yvryt, Netyot VeTarguilim. Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1991. GOSHEN-GOTSHTEIN, M.& LIVNE,Z. & SHAFAN,SH.- Hadykduk Hayvri Hashimushi .Ed. Shocken. Jerusalém e Tel Aviv,1979.LANGER, E.R.- A Leitura: Texto e Contexto. Dissertação de mestrado, USP, 1995.Bibliografia básica - MANTSUR, N. & PADAN, R.Textos selecionados do livro - Mealef ad Tav "guimel". Universidade de Tel-Aviv.TELEVISÃO EDUCATIVA Série em vídeo "Ein Beayá" -Tel-Aviv.-1994KOBLINER & SIMONS- Má Nishmá- (Lições de Áudio e Treino de Fala, conforme Yvrit myn Haatchalá) . Academon, Ed. Universidade Hebraica de Jerusalém, 1998.RÁDIO EDUCATIVA. Série em audio "shalom miyerushalaym" - Jerusalém.