1. O objetivo da disciplina é que os alunos compreendam os processos de re-articulação social e cultural dos judeus da Europa após a Revolução Francesa. Com esse afã, serão discutidos “a questão judaica” na Europa dos séculos XIX e XX e o surgimento do anti-semitismo de cunho biológico com o decorrente desencadeamento do Holocausto.
Desenvolvimento do judaísmo e da cultura judaica na Modernidade, no período compreendido entre o século XIX e o estabelecimento do Estado de Israel em 1948.
1. Identidade judaica. Contextualização do judaísmo ashkenazita na Idade Média. 2. A Hascalá: conseqüências sociais, políticas e psicológicas. 3. O anti-semitismo na Europa Central e Oriental. Os pogroms de 1881 na Rússia e o pogrom de Kishiniev. 4. O caso Dreyfus. Os Protocolos dos Sábios de Sião: implicações. 5. O Holocausto. Aspectos históricos, sociais e culturais. 6. A negação do Holocausto e o novo anti-semitismo (Ao longo do curso os alunos assistirão a dois documentários sobre o Holocausto)
Adorno, Th. “A educação após Aushwitz” em Gabriel Cohn (org): Theodor Adorno- Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.Bankir, D. (ed). El Holocausto: perpetradores, víctimas, testigos. Jerusalém: La Semana Ediciones, 1988Caldeira Neto, O. “Memória e HQ: a representação do anti-semitismo nas Histórias em Quadrinhos” em História, imagem e narrativas 8, abril/2009 - http://www.historiaimagem.com.brCytrinowicz, R. Memória da Barbárie: História do genocídio dos judeus na Segunda Guerra Mundial. São Paulo: EDUSP, 1991.Delmaire, J. M. “A Haskalah na Europa Oriental: o pensamento maskilique, os aspectos sociais e ideológicos” em Baumgarten, Ertel, Nibrosky & Vieviorka (Eds): Mil anos de culturas asheknazes. São Paulo: Ed. Bispo, 2010.Dujoven, A. Antes de la Tormenta. La Vida de los Judíos de Europa Oriental y Este de Europa Central Antes de la Shoá.Faingold, R. “O Hocausto nas artes: os limites da representação” em Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG - Volume 1, n. 5 – outubro, 2009Goldhagen, D.J. Carrascos voluntários de Hitler. São Paulo: São Paulo: Companhia das Letras, 1997.Löwy, M. Barbárie e modernidade no século 20 (internet)Pacheco Martins, A. “A destituição da humanidade no campo de concentração: a descrição do indizível em Primo Levi” em www.niej.org.br ano 1, n 2, 2009Roudinesco, E. Retorno à questão judaica. (cap. 6 Um grande delírio devastador). Rio de Janeiro: Zahar, 2010.Rosenfeld, A. Mistificações Literárias, os Protocolos dos Sábios de Sião. São Paulo: Editora Perspectiva. Sartre, P. A questão judaica. São Paulo: Editora Ática, 1995.Simon-Nahum, P. “A Wissenschaft des Judentums” em Baumgarten, Ertel, Nibrosky & Vieviorka (Eds): Mil anos de culturas asheknazes. São Paulo: Ed. Bispo, 2010.Spigelman, A. Maus. Buenos Aires: EMECÉ Editores, 1994.Spitzer, L. “A jornada ascendente, a jornada para o mundo externo: a assimilação no século da emancipação” em Experiência judaica no Brasil: Recepção, inclusão e ambivalência. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.Vidal-Naquet, P. Los judíos, la memoria y el presente. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1996.Waizbort, L. “George Simmel e o judaísmo: entre a emancipação e a assimilação” em Portal das Ciências Sociais Brasileiras (http://www.anpocs.org.br/portal/)Weill, C. “No Império Czarista: das partilhas da Polônia à Revolução de Outubro” em Baumgarten, Ertel, Nibrosky & Vieviorka (Eds): Mil anos de culturas asheknazes. São Paulo: Ed. Bispo, 2010.Wistrich, R. S. Hitler e o Holocausto: Breve História: Grandes Temas. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 2001.