Introduzir o aluno ao estudo da Língua Chinesa, visando dar-lhe, gradualmente, a capacidade de entender, falar, ler e escrever em língua chinesa. Promover a reflexão sobre questões curriculares do ensino/aprendizagem de línguas a partir do exame d o Projeto Pedagógico do Curso de Letras da USP; apresentar estratégias gerais de ensino e aprendizagem do chinês moderno.
Introdução à língua falada. Sistema de transcrição fonética (Pinyin). Estudos dos fonemas e tons.
1. Noções sobre a língua chinesa 2. A língua falada e a língua escrita clássica. 3. A língua moderna oficial (Guoyu ou Putonghua ). 4. Fonética e Fonologia da língua chinesa. 5. Dificuldades da fonética chinesa para os falantes de português.
(Conversação, gramáticas e manuais) WANG, Suo Ying e LU, Yanbin. Dicionário Conciso Chinês-Português. Shanghai, Universidade de estudo Internacional de Shanghai, 1997. HONG, hong, ZHAO, Qiang e WANG, Hua Feng. Pequeno Dicionário Português-Chinês. Hong Kong, Shang Wu Yinshuguan, 1996. LIOU, Ji-Hua. Aprenda Chinês com Quinhentos Palavras, Taipei, Comissão dos assuntos referentes aos chineses no exterior, 1995. VV.AA. Lições de Chinês. Beijing, Editado por China em Construção, 1986. KANG, Yuhua e LAI, Siping, "Conversational Chinese 301" (traduzido por Zhu Wenjun), Beijing, Instituto de Língua de Beijing, 1996 YIN, Binyong e FELLEY, Mary, "Chinese Romanization: Pronunciation & Orthography", Beijing, Sinolingua, 1990 ZHAO Yongxin, "Essentials of Chinese Grammar for Foreigners", Beijing, Instituto de Língua de Beijing, 1997 ALLETON, Viviane, "Grammaire du Chinois", Paris, PUF, 1973 DE FRANCIS, john, - 1) Beginning Chinese, 2) Beginning Chinese Reader ( Part I), 3) Beginning Chinese Reader (Parte II), New Haven, Yale University Press, 1974 KARLGREN, Bernhard, Sound and Symbol in Chinese, London, Oxford University Press, 1962 LI, Ching-tsai(Editor), Dicionário Etmológico da Língua Chinesa. 2 vol. Taipei, 1965