O objetivo do curso é apresentar uma abordagem investigativa das principais etapas de formação do pensamento, partindo da identificação de eventos estabelecidos no interior da cronologia histórica e de sua respectiva localização no espaço geográfico, até alcançar um conjunto de categorias psicológicas presentes, contemporaneamente, no denominado sujeito do pensamento.
Desde que se estabeleça que a noção de pensamento é o que – no dizer dos próprios humanos – os teria diferenciado, de algum modo, dos demais existentes, então, indicadores de seus primeiros estágios podem ser rastreados antes da escrita, tal como em esculturas de pedra, pinturas de cavernas, artefatos para caça e marcas de contagem em ossos de animais, entre outros. Por sua vez, a transposição à escrita e, posteriormente, a manifestação do pensamento especulativo, dobrando-se sobre si próprio, estabeleceu vias de continuidade ou ruptura entre as dimensões cósmicas, divinas e humanas do pensamento, recombinadas, a partir de então, em inúmeros eixos. Por meio da investigação dos sinais de alguns desses eventos, deixados por diversas culturas até o presente, identificados em perspectiva cronológica e localizacional, o presente curso visa identificar, sob um viés transversal de complexidade, a origem de tais sinais a partir de uma base teórica axiomática de tipos de pensamento, transpondo-os, contemporaneamente, como categorias epistemológicas e psicológicas complexas no interior do denominado sujeito do pensamento.
1. Prólogo ao pensamento 2. Método, tipologia e classificação3. Questões do pensamento: da cosmogonia à ambiência4. Factualidade, sentido e tempo histórico5. Para uma nova geografia epistemológica
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