Concluir a formação do aluno como bacharel na língua chinesa em nível de graduação, dando-lhe o instrumental teórico-metodológico para o posterior aperfeiçoamento. Orientar sobre oportunidades professionais e a escolha das áreas de especialização e pesquisa.
Língua falada: Estruturas gramaticais (nível superior). Leituras (nível superior) Língua escrita: leitura de poesias, vários estilos e influências dialetais.
1. A questão dialetal 2. Divisão dos principais dialetos 3. A influência de dialeto de Pequim na língua oficial 4. A linguagem da imprensa; particularidades 5. Diferenças de linguagem nas duas Chinas; nacionalista e comunista 6. Influências de línguas estrangeiras na língua chinesa moderna 7. A linguagem na colônia chinesa no Brasil 8. A língua chinesa na internet 9. Exercícios de leitura de textos específicos
WANG, Suo Ying e LU, Yanbin, Dicionário Conciso Chinês-Português, Shanghai, Universidade de estudo Internacional de Shanghai, 1997HONG, hong, ZHAO, Qiang e WANG, Hua Feng, Pequeno Dicionário Português-Chinês, Hong Kong, Shang Wu Yinshuguan, 1996Chou, Han Hui et al., Diccionario Conciso Portugués-Chinês, Beijing, Shangwu ChuBanShe, 1994LIOU, Ji-Hua, Aprenda Chinês com Quinhentos Palavras, Taipei, Comissão dos assuntos referentes aos chineses no exterior, 1995Lições de Chinês, Beijing, Editado por China em Construção, 1986KANG, Yuhua e LAI, Siping, "Conversational Chinese 301" (traduzido por Zhu Wenjun), Beijing, Instituto de Língua de Beijing, 1996YIN, Binyong e FELLEY, Mary, "Chinese Romanization: Pronunciation & Orthography", Beijing, Sinolingua, 1990ZHAO Yongxin, "Essentials of Chinese Grammar for Foreigners", Beijing, Instituto de Língua de Beijing, 1997ALLETON, Viviane, "Grammaire du Chinois", Paris, PUF, 1973DE FRANCIS, john, - 1) Beginning Chinese 2) Beginning Chinese Reader ( Part I) 3) Beginning Chinese Reader (Parte II), New Haven, Yale University Press, 1974KARLGREN, Bernhard, Sound and Symbol in Chinese, London, Oxford University Press, 1962