este curso visa apresentar aos estudantes a expressão literária hebraica em torno da Shoá (Holocausto), como articulação entre memória e ficção na obra de um sobrevivente como Aharon Appelfeld, que se radicou em Israel, e na obra de autores que tiveram conhecimento indireto daqueles fatos, como Yehudá Amihai, Yoram Kaniuk, David Grossman e outros escritores israelenses que trataram do tema. Será feita uma comparação com a obra de autores, sobreviventes ou não, que permaneceram na Europa ou foram para outras regiões, escrevendo em diferentes idiomas, como Imre Kertész (húngaro) Paul Celan (alemão) e Primo Levi (italiano). Na poesia hebraica, uma grande expressão é a de Dan Páguis. O tema tornou-se um desafio tanto existencial quanto estético para os escritores, que têm de trabalhar com fatos, mitos e convenções que se cristalizaram, com a produção de clichês ideológicos e de linguagem. Romper essa barreira é um desafio constante para romancistas e poetas que optam por lidar com fatos históricos cada vez mais distantes no tempo, mas presentes na memória coletiva judaica. Impacto da Shoá no quadro ideológico israelense.
A Segunda Guerra Mundial e o Holocausto (Shoá); a fundação do Estado de Israel, o impacto da catástrofe em Israel; os problemas técnicos ligados à representação da catástrofe; como os diferentes escritores e poetas enfrentam as dificuldades e impedimentos de representação.
1. Theodor Adorno e a representação da Shoá (Holocausto) 2. A visão da Shoá em Israel; o julgamento de Eichmann em Jerusalém, a participação de Hanna Arendt no julgamento e o impacto trazido por seu trabalho 3. Análise do romance Adam Filho de Cão, de Yoram Kaniuk 4. Análise do poemas Escrito a Lápis no Vagão Selado e Pegadas, de Dan Páguis, e Fuga para a Morte, de Paul Celan 5. Análise dos poemas de Yehudá Amihai sobre a Shoá 6. Análise das novelas Badenheim e Tsili, e do conto A Estrada de Drovna e Drovitch, de Aharon Appelfeld 7. Análise de capítulos do romance Ver: Amor, de David Grossman
AGNON, S.I. – Novelas de Jerusalém, São Paulo, Perspectiva, 1966AGAMBEM, Giorgio, Homo Sacer, Editora da UFMG, 2006AMÂNCIO, Moacir, Dois Palhaços e uma Alcachofra – sobre o romance A Ressurreição de Adam Stein (Adam Filho de Cão), Nankin, SP, 2001BEREZIN, R. São Paulo, Federação Isrelita do Estado de São Paulo, 1977GUINSBURG, J. (org.), Aspectos do Hassidismo, São Paulo, Centro de Estudos Judaicos, 1971GUINSBUG, J. (org.), Do Estudo e da Oração, São Paulo, Perspectiva, 1966GUINSBURG, J. (org.), Histórias do Povo da Bíblia, São Paulo, Perspectiva, 1966GUINSBURG, J. (org.), 4000 Anos de Poesia, São Paulo, Perspectiva, 1966HOWE, Irving, A Escrita e o Holocausto, Cadernos de Língua e Litertura Hebraica, n. 2, São Paulo, Humanitas, 1999KERTÉSZ, Imre, Kadish por Uma Criança Não Nascida, Imago, Rio, 2ª. Ed., 2002LEVI, Primo, É Isto Um Homem?, Rocco, Rio, 1988MINTZ, Alan, A Carga Desconfortável, em Cadernos, 2, SP, Humanitas, 1999ROZENCHAN, N. e BEREZIN, R., Poesia e Prosa de Israel, São Paulo, FFLCH, 1977ROZENCHAN, N. e BEREZIN, R., Antologia de Litertura Hebraica Contemporânea, São Paulo, FFLCH, 1975SHAKED, Guershon, Quem é Culpado? Ruptura das convenções na observação da temática do Holocausto, idemYAOZ, Hana, Pontos de Mutação de Gênero na Poesia do Holocausto em Hebraico, idemWALDMAN, Berta, Linhas de Força – escritos sobre literatura hebraica, São Paulo, Humanitas, 2004