Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Línguas Orientais
 
Disciplina: FLO1485 - Cultura Coreana I
Korean Culture I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Oferecer uma visão histórico-cultural do povo coreano, levando o aluno a compreender as diferentes épocas coreanas à luz de suas produções culturais, no período abrangido entre a pré-história e o fim do Período dos Estados Sul-Norte (926 d.C).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2018070 - Yun Jung Im Park
 
Programa Resumido
Mito de Fundação da Coreia e Gojoseon, o 1º reino coreano; Reino de Buyeo, matriz dos reinos de Goguryeo e de Baekje; A Era dos Três Reinos (Goguryeo, Baekje e Silla), seus desenvolvimentos políticos e culturais, e sua unificação em 668 d.C.; A Confederação de Gaya; A Era dos Estados Sul-Norte (Balhae e Silla Unificado).
 
 
 
Programa
1. Condições geográficas e climáticas da península coreana e suas implicações culturais; 2. Pré-história na região da península coreana e da Manchúria, e a formação da etnia coreana; 3. Visão colonialista da história; 4. Gojoseon, o 1º reino coreano e seus legados culturais; 5. Reino de Buyeo, matriz dos reinos coreanos de Goguryeo e Baekje, e a querela historiográfica com a China sobre a sua identidade; 6. O Reino de Goguryeo e a vastidão territorial incluindo a Manchúria, Mongólia etc.; 7. A Era dos Três Reinos: Goguryeo, Baekje, Silla. As características de cada reino, principais instituições, introdução do budismo e características culturais; 8. Confederação de Gaya e a querela historiográfica com a China; 9. A unificação dos Três Reinos pelo reino de Silla, sua implicação quanto à redução territorial e legados artístico-culturais budistas; 10. O Reino de Balhae e sua identidade; 11. O Período dos Estados Sul-Norte: formação e queda, e questões de historiografia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos intermediários, seminário, prova final e conceito.
Critério
Consideração de assiduidade e composição de notas distribuídas entre trabalhos, seminário e prova final (maior peso).
Norma de Recuperação
Prova substitutiva.
 
Bibliografia
     
- ASSOCIATION OF KOREAN HISTORY TEACHERS. A Korean History for International Readers. Translated by Michelle Seo. Seoul: Humanist, 2010. Pp. 20-89. - MARTINS, Lineimar Pereira. O Mito da Raça Pura na Coreia do Sul. São Paulo: Lulucom, 2012 - Textos e vídeos disponibilizados pelo professor  
 

Clique para consultar os requisitos para FLO1485

Clique para consultar o oferecimento para FLO1485

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP