Oferecer uma visão histórico-cultural do povo coreano, levando o aluno a compreender as diferentes épocas coreanas à luz de suas produções culturais, no período abrangido entre a pré-história e o fim do Período dos Estados Sul-Norte (926 d.C).
A fundação da Dinastia Goryeo (918~1392), seu desenvolvimento e legados culturais; A fundação da Dinastia Joseon (1392~1987), seu desenvolvimento e legados culturais, especialmente de registros escritos. A mudança de pensamento e de costumes coreanos na passagem entre as duas dinastias.
1. Instauração e desenvolvimento da Dinastia Goryeo; 2. Bens artístico-culturais budistas, compilação da história do Período dos Três Reinos, cerâmica de Goryeo e demais legados culturais; 3. Invasão mongol e suas consequências políticas e culturais; 4. Fundação da Dinastia Joseon: entre golpe e revolução; 5. Patrimônios culturais materiais, imateriais e de registros escritos; 6. O papel decisivo do neo-confucionismo e mudanças no pensamento; 7. A visão da sociedade, do indivíduo e do governante segundo a visão confucionista; 8. A democracia confucionista; 9. A cultura do seonbi; 10. As influências chinesas e a mudança da posição social das mulheres; 11. Invasão japonesa e suas consequências políticas e culturais; 12. Invasão do Qing e suas consequências políticas e culturais.
- ASSOCIATION OF KOREAN HISTORY TEACHERS. A Korean History for International Readers. Translated by Michelle Seo. Seoul: Humanist, 2010. Pp. 20-89. - MARTINS, Lineimar Pereira. O Mito da Raça Pura na Coreia do Sul. São Paulo: Lulucom, 2012 - Textos e vídeos disponibilizados pelo professor