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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Línguas Orientais
 
Disciplina: FLO1518 - Múltiplas perspectivas de ensino de Língua Japonesa no Brasil
Multiple perspectives of Japanese language teaching in Brazil

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Introduzir e refletir sobre as principais abordagens, métodos e técnicas de ensinoaprendizagem
de Japonês como língua estrangeria (LE) e língua de herança (LH),
tendo como foco estudantes descendentes e não-descendentes do Brasil. Verificar
como essa concepção de ensino vai nortear o conjunto de materiais didáticos
existentes: livros, gramáticas, dicionários etc. Analisar livros didáticos em termos de
seleção de discursos, concepções gramaticais, disposição dos itens gramaticais, tipos
de exercícios de apoio, tratamento dado aos ideogramas/logogramas etc.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1070092 - Leiko Matsubara Morales
 
Programa Resumido
Estudar as diferentes gramáticas voltadas para nativos e não-nativos. Analisar o
conteúdo das unidades de livros didáticos, levando em conta o uso concreto da língua e
aspectos didático-pedagógicos. Refletir sobre as principais abordagens, métodos e
técnicas de ensino de língua japonesa.
 
 
 
Programa
1) Principais Abordagens, Métodos e Técnicas de ensino-aprendizagem de Línguas
Estrangeiras e Língua de Herança aplicadas à Língua Japonesa;
2) Ensino de Língua de Herança em países de emigração japonesa;
3) Gramáticas da Língua Japonesa para nativos e não-nativos;
4) Sentenças padronizadas e estruturas de comunicação;
5) Língua em uso, sociolinguística (papel social, gênero etc.) e pragmática;
6) Sistema de avaliação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, atividades em grupo, preparação de leituras teóricas sobre o tema pertinente.
Critério
Prova dissertativa e didática. Média aritmética das notas da prova e das atividades didáticas, somada à nota de entrega de trabalhos escritos ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
Prova dissertativa e de análise prática sobre o conteúdo desenvolvido durante o semestre.
 
Bibliografia
     
HATASA, Yukiko. Gaikokugo toshite no Nihongo kyôiku (Japanese as a
Foreign Language Education: multiple perspective), Kuroshio, Tóquio, 2008.
IORI, Isao e MORI, Atsushi (org.) Nihongo kyôiku bunpô no tameno tayôna
apurôchi (Tradução: Abordagem múltipla para gramatica didática da língua
japonesa) Hitsuji, Tóquio, 2011.
FUKASAWA, Lídia Masumi et al. Introdução à gramática da língua japonesa.
São Paulo: Centro de Estudos Japoneses da USP, 2001.
MAKINO, Seiichi; TSUTSUI, Michio. A Dictionary of Intermediate Japanese
Grammar. Tóquio, The Japan Times, 1995.
MASUDA, Koh (ed). Kenkyusha’s New Japanese-English Dictionary. Fourth
edition Tóquio: Kenkyûsha, 2003.
MORALES, Leiko Matsubara (org.) Tópicos da gramática da língua japonesa.
São Paulo, Fundação Japão, 2011.
NAKAMATA, Naoki. Bunpô korokêshon handobukku. Kuroshio (Tradução:
Handbook de combinações gramaticais), Tóquio, 2014.
NODA, Naoshi (org.) Komyunikêshon no tameno Nihongo kyôiku bunpô
(Tradução: Gramática didática da língua japonesa voltada para a
comunicação). Kuroshio, Tóquio, 2007 (2005).
 

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