Este curso propõe-se a tratar da questão da identidade na literatura israelense e sua evolução, desde a época de criação do Estado e as idéias sionistas a respeito, até as questões surgidas a partir dos anos 60 até o início do século 21. Como os autores lidam com perguntas deste gênero: o que é ser judeu? O que é ser israelense? No conjunto estão presentes as relações étnicas e religiosas entre os judeus israelenses de diversas origens – da Índia à Alemanha, do Iêmen à Polônia, do Marrocos aos Estados Unidos etc. Comparação com o tema na obra de autores judeus que vivem nos EUA, Europa e Brasil.
O curso aborda obras de ficção que se defrontam com a multiplicidade de identidades judaicas e israelenses que surgem a partir da crise na ideologia hegemônica do sionismo e do trabalhismo.
1. O Sr. Máni, de A. B. Yehoshua 2. Mozart Não Era Judeu, de Gabriela Avigur Rottem 3. De Amor e de Trevas, de Amós Oz
HAAM, Ahad, Carne e Espírito, Caráter do Judaísmo, Imitação e Assimiliação e O Estado Judeu e o Problema Judaico, em GUINSBURG, J. (org.), O Judeu e a Modernidade, São Paulo, Perspectiva, 1970 JITLOVSKI, O Nacionalismo ‘Espiritual” de S. Dubnov, em O Judeu e a Modernidade, GUINSBURG, J. (org.), 1970 KAPLAN, Mordehai Menahem, O Judaísmo como Civilização, em GUINSBURG, J. (org.), O Judeu e a Modernidade, São Paulo, Perspectiva, 1970 MEMMI, Albert, O Judeu, a Nação e a História, em GUINSBURG, J. (org.), O Judeu e a Modernidade, São Paulo, Perspectiva, 1970 NEHER, André, O homem Judeu, em GUINSBURG, J. (org.), O Judeu e a Modernidade, São Paulo, Perspectiva, 1970 ROZENCHAN, Nancy, Literatura Hebraica, vertentes do séc. XX, Humanitas, SP, 2004 SENKMAN, Leonardo, La Memória y la Identidad Nacional Israel bajo El Lente Crítico del Postsionismo: una introducción, em Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, n. 6, Targumim, São Paulo, 2009 SIMON, Ernest Akiba, em O Judeu e a Modernidade, GUINSBURG, J. (org.), O Judeu e a Modernidade, São Paulo, Perspectiva, 1970