Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Ciência Política
 
Disciplina: FLP0102 - Política II - Teoria Política Contemporânea
Politics II - Contemporary Political Theory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
O objetivo central do curso é a apresentação de algumas das principais correntes e autores da teoria política moderna e contemporânea que, a partir do século XIX, orientaram-se para pensar a nova ordem política e social que emerge da “era das revoluções democráticas” iniciada no último quartel do século anterior; e que, posteriormente, dedicaram-se a reexaminar as questões do “político”, da liberdade e da emancipação social, tendo em vista as experiências democráticas e autoritárias ocorridas ao longo do século XX. A disciplina visa também possibilitar ao aluno a apropriação e transmissão dos conteúdos abordados por meio da prática de leitura e escrita de textos acadêmicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2339547 - Adrian Gurza Lavalle
63432 - Andre Vitor Singer
498969 - Bernardo Ricupero
466233 - Cicero Romao Resende de Araujo
3225708 - Rurion Soares Melo
 
Programa Resumido
O objetivo central do curso é a apresentação de algumas das principais correntes e autores da teoria política moderna e contemporânea que, a partir do século XIX, orientaram-se para pensar a nova ordem política e social que emerge da “era das revoluções democráticas” iniciada no último quartel do século anterior; e que, posteriormente, dedicaram-se a reexaminar as questões do “político”, da liberdade e da emancipação social, tendo em vista as experiências democráticas e autoritárias ocorridas ao longo do século XX. A disciplina visa também possibilitar ao aluno a apropriação e transmissão dos conteúdos abordados por meio da prática de leitura e escrita de textos acadêmicos.
 
 
 
Programa
1. E. Burke, E. J. Sieyès e B. Constant: revolução, direitos e liberdade.
2. K. Marx e M. Bakunin: Estado, capitalismo e emancipação social.
3. A. de Tocqueville, J. S. Mill e as tensões entre igualdade e liberdade.
4. M. Weber, C. Schmitt e a questão do “político”.
5. H. Arendt e I. Berlin: liberdade vs totalitarismo.
6. A. Gramsci, N. Bobbio e os conceitos de hegemonia e sociedade civil. 
7. J. Habermas, N. Fraser e os sentidos da emancipação no mundo contemporâneo. 
* Este conteúdo de autores e temas é apenas uma indicação aos docentes que irão ministrar a disciplina, podendo ser modificada ou adaptada conforme as demandas pedagógicas do curso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será dado sob a forma de aulas expositivas, fichamento de textos de leitura obrigatória e trabalhos escritos supervisionados por monitores.
Critério
A avaliação será feita com base nas atividades de fichamento de texto e de exercício escrito, além de prova(s) dissertativa(s), com ou sem consulta.
Norma de Recuperação
A recuperação é destinada aos alunos que alcançaram a frequência (70%) e a nota (3,0) mínimas obrigatórias. A nota de recuperação será somada à nota final do período regular e dividida por dois (2) para a obtenção da média final.
 
Bibliografia
     
Arendt, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
_____________. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
Bakunin, Michael. O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hidra, 2008.
Berlin, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Brasília: Ed UnB, 1981.
___________. Limites da Utopia: Capítulos da História das Ideias. São Paulo: Cia das Letras, 1991.
Bobbio, Norberto. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
Burke, Edmund. Reflexões sobre a revolução na França. São Paulo: Edipro, 2014. 
Constant, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. In: Filosofia Política n. 2. Porto Alegre: L&PM, 1985.
Fraser, Nancy; Jaeggi, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020.
Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere, Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
Habermas, Jürgen. Facticidade e validade: Contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. São Paulo: Ed Unesp, 2020.
Marx, Karl. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
_________. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
Schmitt, Carl. O conceito do político. Petrópolis: Vozes, 1992.
Sieyès, Emmanuel Joseph. A constituinte burguesa (O que é o terceiro estado?). São Paulo: Freitas Bastos Editora, 2014.
Stuart Mill, John. Sobre a liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2016.
______________. Considerações sobre o governo representativo. Porto Alegre: L&PM, 2018.
Tocqueville, Alexis de. A democracia na América. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
___________________. O Antigo Regime e a Revolução. São Paulo: Martins Fontes,
 2009.
Weber, Max. “Política como vocação”. In: Ciência e política: Duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2011.

OUTRAS REFERÊNCIAS:
BRAGA, Maria do Socorro e INÁCIO, Magna Maria. “Partidos, eleições, governo”. In: MOARES, C. (org.) Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010 (Coleção explorando o ensino)
SILVA, Angela. “A ciência política e sua importância na escola”. Paper disponível em: http://unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20-%20ARTIGOS/CIENCIA%20POLITICA%20%20E%20SUA%20IMPORTANCIA%20NA%20ESCOLA.PDF
 

Clique para consultar os requisitos para FLP0102

Clique para consultar o oferecimento para FLP0102

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP