O objetivo central do curso é a apresentação de algumas das principais correntes e autores da teoria política moderna e contemporânea que, a partir do século XIX, orientaram-se para pensar a nova ordem política e social que emerge da “era das revoluções democráticas” iniciada no último quartel do século anterior; e que, posteriormente, dedicaram-se a reexaminar as questões do “político”, da liberdade e da emancipação social, tendo em vista as experiências democráticas e autoritárias ocorridas ao longo do século XX. A disciplina visa também possibilitar ao aluno a apropriação e transmissão dos conteúdos abordados por meio da prática de leitura e escrita de textos acadêmicos.
1. E. Burke, E. J. Sieyès e B. Constant: revolução, direitos e liberdade. 2. K. Marx e M. Bakunin: Estado, capitalismo e emancipação social. 3. A. de Tocqueville, J. S. Mill e as tensões entre igualdade e liberdade. 4. M. Weber, C. Schmitt e a questão do “político”. 5. H. Arendt e I. Berlin: liberdade vs totalitarismo. 6. A. Gramsci, N. Bobbio e os conceitos de hegemonia e sociedade civil. 7. J. Habermas, N. Fraser e os sentidos da emancipação no mundo contemporâneo. * Este conteúdo de autores e temas é apenas uma indicação aos docentes que irão ministrar a disciplina, podendo ser modificada ou adaptada conforme as demandas pedagógicas do curso.
Arendt, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2012. _____________. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972. Bakunin, Michael. O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hidra, 2008. Berlin, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Brasília: Ed UnB, 1981. ___________. Limites da Utopia: Capítulos da História das Ideias. São Paulo: Cia das Letras, 1991. Bobbio, Norberto. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. Burke, Edmund. Reflexões sobre a revolução na França. São Paulo: Edipro, 2014. Constant, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. In: Filosofia Política n. 2. Porto Alegre: L&PM, 1985. Fraser, Nancy; Jaeggi, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020. Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere, Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. Habermas, Jürgen. Facticidade e validade: Contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. São Paulo: Ed Unesp, 2020. Marx, Karl. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. _________. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011. Schmitt, Carl. O conceito do político. Petrópolis: Vozes, 1992. Sieyès, Emmanuel Joseph. A constituinte burguesa (O que é o terceiro estado?). São Paulo: Freitas Bastos Editora, 2014. Stuart Mill, John. Sobre a liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2016. ______________. Considerações sobre o governo representativo. Porto Alegre: L&PM, 2018. Tocqueville, Alexis de. A democracia na América. São Paulo: Martins Fontes, 2004. ___________________. O Antigo Regime e a Revolução. São Paulo: Martins Fontes, 2009. Weber, Max. “Política como vocação”. In: Ciência e política: Duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2011. OUTRAS REFERÊNCIAS: BRAGA, Maria do Socorro e INÁCIO, Magna Maria. “Partidos, eleições, governo”. In: MOARES, C. (org.) Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010 (Coleção explorando o ensino) SILVA, Angela. “A ciência política e sua importância na escola”. Paper disponível em: http://unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20-%20ARTIGOS/CIENCIA%20POLITICA%20%20E%20SUA%20IMPORTANCIA%20NA%20ESCOLA.PDF