Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Ciência Política
 
Disciplina: FLP0406 - Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política
Methods and Techniques research in Political Science

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Países democráticos apresentam taxas mais altas de gastos sociais que países com governos autocráticos? Políticos eleitos têm maior chance de serem reeleitos? Como medir o impacto das políticas públicas? Como avaliar o comportamento eleitoral por estados e regiões? A finalidade principal desta disciplina é introduzir os alunos aos métodos utilizados na ciência política para responder a esse tipo de perguntas. Este é um curso de introdução à analise quantitativa de dados para alunos de graduação em Ciências Sociais. Espera-se que após cursar a disciplina os alunos tenham desenvolvido conhecimentos e habilidades de programação e uso de softwares para a utilização de métodos estatísticos e realização de análises a partir de dados sociais e políticos. Com vistas à formação de professores, o curso tem como objetivos específicos a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio da realização de atividades de interpretação e análise de textos, imagens e vídeos, bem como de produção textual (verbal e escrita); b) explorar questões, conteúdos, materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens etc.) relacionados ao curso de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos como docentes c) estabelecer como rotina o acesso às tecnologias de informação e comunicação na interface do ensino-aprendizagem (por exemplo, uso da plataforma moodle, disponibilização de materiais em nuvem e a exposição de conteúdos com apoio de recursos multimídia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2090774 - Elizabeth Balbachevsky
1154668 - Glauco Peres da Silva
6977515 - Lorena Guadalupe Barberia
 
Programa Resumido
O curso fornecerá uma introdução aos métodos estatísticos para a análise de dados sociais e políticos estimulando o desenvolvimento de habilidades de programação e software para análise de dados. O pré-requisito para disciplina é MAE0116: Noções de Estatística. A matemática requerida não vai além da álgebra dos cursos de graduação e estatística básica.
 
 
 
Programa
1. Introdução: dados e teorias
2. Mensuração e conceitos
3. Causalidade e experimentos
4. Desenho de pesquisa e amostragem
5. Estatística descritiva e inferência estatística
6. Testes de hipóteses e intervalo de confiança
7. Análise de variância
8. O modelo de regressão
 
 
 
Avaliação
     
Método
Centrada no modelo de Activity-based learning, o curso propõe aos alunos integrarem-se no processo de ensino-aprendizagem de forma bastante ativa. Aulas expositivas são substituídas por discussões em grupo, trabalhos, atividades dirigidas, rodas de discussão, entre outros.
Critério
Lista de exercícios Atividades em sala de aula, como discussões em grupo, quizzes e laboratórios Prova Trabalho
Norma de Recuperação
Uma prova contendo o material de todo o semestre, em que será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
Agresti, Alan e Finlay, Barbara. Métodos Estatísticos para as Ciências Sociais. Porto Alegre: Penso, 2012. Sharpe, Norean R., De Veaux, Richard D., e Velleman, Paul F. Estatística Aplicada: Administração, Economia e Negócios. Porto Alegre: Bookman, 2011. Bolfarine, Heleno e Bussab, Wilton. Elementos de Amostragem. São Paulo: Edgard Blücher, 2005. Bussab, Wilton e Morettin, Pedro A. Estatística Básica. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Casella, George e Berger, Roger. Inferência Estatística. São Paulo: Cengage Learning, 2010. Kellstedt, Paul M. e Whitten, Guy D. Fundamentos da Pesquisa em Ciência Política. São Paulo: Blucher, 2015. King, Gary, Keohane, Robert, e Verba, Sidney. El Diseño de la Investigación Social. 3 ed. Madrid: Alianza, 2009. (versão em espanhol de KKV) Moore, Will H. and Siegel, David A. A Mathematics Course for Political and Social Research. Princeton, Princeton University Press, 2013. Shively, W. Phillips. The Craft of Political Research. 8th ed. Upper Saddle River, N.J.: Pearson/Prentice Hall, 2009. Sirkin, R. Mark. Statistics for the Social Sciences. 3rd ed. Thousand Oaks: Sage, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para FLP0406

Clique para consultar o oferecimento para FLP0406

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP