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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Ciência Política
 
Disciplina: FLP0421 - Seminário de Leitura e Pesquisa Dirigido em Ciência Política
Seminar reading and directed research in political science

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Este curso visa abrir a oportunidade para que os alunos de ciências sociais desenvolvam uma atividade dirigida de pesquisa em ciência política. Do ponto de vista metodológico, o curso explora o emprego de técnicas de estudo de caso na análise de fenômenos políticos. O objetivo do curso é, portanto, apresentar as técnicas mais comuns empregadas na coleta e análise de evidências empíricas em estudos de caso, discutir alternativas de análise e o potencial de generalização dessa forma de pesquisa, com ênfase especial à estratégias comparativas empregadas na analise de múltiplos casos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086403 - Alvaro de Vita
2090774 - Elizabeth Balbachevsky
 
Programa Resumido
O curso está organizado em aulas expositivas, seminários e no desenvolvimento de um projeto de pesquisa baseado em de estudos de caso, a ser desenvolvido em grupo pelos alunos. As aulas expositivas apresentam e discutem estratégias e técnicas de levantamento de dados e sua análise. Os seminários sistematizam questões metodológicas e técnicas de análise empírica, promovem uma revisão metodológica de alguns estudos de caso exemplares na literatura e criam oportunidades para a discussão sobre a aplicação das técnicas no trabalho de pesquisa que está sendo 
produzido pelo grupo. O trabalho prático de pesquisa será desenvolvido pelos alunos fora do período de aulas e deve resultar em um painel com resultados de pesquisa para serem apresentados em aula.
 
 
 
Programa
A pesquisa empírica em ciência política 
Relação entre pesquisa empírica e teoria
Estratégias de pesquisa
O estudo de caso como estratégia de pesquisa
Diferentes modelos de estudo de caso
Princípios éticos da pesquisa social
Pesquisa empírica e teoria em ciência política: o papel da revisão
bibliográfica na pesquisa
O desenvolvimento de um sistema de questões e hipóteses
Estratégias dedutivas e indutivas
A relação entre teoria e observação
Definições teóricas e seus indicadores
Validade e confiança dos indicadores
A seleção do objeto de observação : um caso ou multiplos casos
Tipologias, taxonomias e amostras intencionais
Estratégias de coleta de informação
Técnicas de coleta de dados empíricos em ciência política:
Fontes secundárias
Coleta e análise de material documental.
Tipos de documentos e seu lugar na estratégia de pesquisa
O uso de surveys em estudos de caso
Técnicas de coleta de dados empíricos em ciência política:
Entrevistas qualitativas
Desenvolvimento de roteiros de entrevista
Percepções e valores, depoimentos e histórias de
vida
Estratégias alternativas de levantamento de dados qualitativos:
Análise de stakeholders
Reconstituição de árvores de decisão
Estudos Delphi
Estratégias de análise de dados: análise documental
Análise de conteúdo
Temas, atores e palavras
Codificação de conteúdo
Estratégias de análise dos dados: A análise de entrevistas qualitativas
Análise de discurso
Identificação de repertórios interpretativos
A análise de estudos de caso: análise em profundidade de cada caso
Protocolo de observação do caso
Confronto dos resultados com o modelo teórico
Documentação do processo interpretativo
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aproveitamento do aluno considerará seu aproveitamento das aulas
expositivas, avaliado através da realização de uma prova individual, com consulta; sua
participação nos seminários de classe, mediante a entrega de relatórios, e os
resultados da pesquisa realizada em grupo. A prova é individual, mas aberta a
possibilidade de consulta a textos e anotações de aula. Os relatórios de seminário são
coletivos, um por grupo, e devem ser entregues impreterivelmente no dia da
aula. Os resultados do trabalho final da pesquisa desenvolvida pelo grupo deve ser
exposto em painel para apresentação e discussão com a classe, e depois entregue –
via e-mail – para avaliação.
É recomendável que os alunos se organizem em grupos estáveis para o
desenvolvimento dos seminários e do projeto de pesquisa
Critério
A avaliação do aproveitamento do aluno considerará seu aproveitamento das aulas
expositivas, avaliado através da realização de uma prova individual, com consulta; sua
participação nos seminários de classe, mediante a entrega de relatórios, e os
resultados da pesquisa realizada em grupo. A prova é individual, mas aberta a
possibilidade de consulta a textos e anotações de aula. Os relatórios de seminário são
coletivos, um por grupo, e devem ser entregues impreterivelmente no dia da
aula. Os resultados do trabalho final da pesquisa desenvolvida pelo grupo deve ser
exposto em painel para apresentação e discussão com a classe, e depois entregue –
via e-mail – para avaliação.
É recomendável que os alunos se organizem em grupos estáveis para o
desenvolvimento dos seminários e do projeto de pesquisa
Norma de Recuperação
Conforme regimento da USP.
 
Bibliografia
     
Browker, G.C. e S. L. Star 2001 Sorting things out: classification and its consequences. 
Cambridge: The MIT Press.
Bryman, A. 2008 Social research Methods, 3rd. Edition, Oxford: Oxford University
Press.
George, A. L. 1979 “Cases studies and theory development: the method of structured,
focused comparison” in Lauren, P. G. Diplomacy: new approaches in history, theory
and policy New York: The Free Press, pp. 43-68.
George, A. L. e Bennett, A. Cases studies and theory development in the social
sciences. Cambridge, Ms: MIT Press.
Gillham, B. 2000 Case study research methods. London: Continuum eds.
Hart, C. 2008 Doing a literature review: releasing the social science research
imagination. Thousand Oaks: Sage Publications:
Miles, M. B. e A. M. Huberman 1994 Qualitative data analysis; an expanded
sourcebook Thousand Oaks: Sage Publications.
Yin, R. K. 1994 Case Study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage
Publications (há uma edição em português, tradução sofrível)
Yin, R. 2004The Case Study Anthology. Thousand Oaks: Sage Publications
 

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