O objetivo da disciplina é discutir o conceito de identidade ideológica, que serve para explicar um dos aspectos estruturais do comportamento eleitoral em democracias de massa. A abordagem será teórica, com ênfase na evolução e refinamento das hipóteses referentes à influência da ideologia sobre o voto em sociedades industriais desde a década de 40 até hoje. Observação importante: será solicitada a leitura e exposição de textos em inglês.
Discutir o conceito de identidade ideológica, que serve para explicar um dos aspectos estruturais do comportamento eleitoral em democracias de massa. Abordagem teórica com ênfase na evolução e refinamento das hipóteses referentes à influência da ideologia sobre o voto em sociedades industriais desde a década de 40 até hoje.
1. As explicações sociológicas do comportamento eleitoral; 2. A teoria escolha racional; 3. O papel da identificação na determinação do voto; 4. A hipótese do voto retrospectivo; 5. A influência da identificação ideológica sobre o voto; 6. Os alinhamentos pós-industriais e o comportamento eleitoral; 7. A identificação ideológica e sua relação com outros determinantes do voto.
Barry, Brian. Sociologists, economists and democracy, Chicago, University of Chicago Press, 1978. Berelson, Bernard et allii., Voting, Chicago, University of Chicago Press, 1954. Campbell, Angus et allii. The American voter, Chicago, Chicago University Press, 1980. Converse, Philip. "The nature of belief systems in mass publics" in Apter, D. (org.), Ideology and discontent, Nova York, The Free Press, 1964. Dalton, R. et allii. Electoral change in advanced industrial democracies, Princeton, Princeton Press, 1984. Downs, Anthony. An economic theory of democracy, Nova York, HarperCollins, 1957. Fiorina, Morris. Retrospective voting in American national elections, New Haven, Yale University Press, 1981. Key, V.O. The responsible electorate, Nova York, Vintage, 1968. Lazarsfeld, Paul et allii. The people's choice: how the voter makes up his mind in a presidential campaign, Nova York, Columbia, 1965. Levitin, Teresa e Miller, Warren. "Ideological interpretations of presidential elections", The American Political Science Review. Lipset, S., O homem político, Rio de Janeiro, Zahar, 1967. Miller, Warren e Shanks, J. Merrill. The new american voter, Cambridge, Mass. Harvard Press, 1996. Niemi, Richard G. e Weisberg, Herbert F. (eds.), Controversies in voting behavior (Segunda edição), Washington, D. C., Congressional Quarterly, 1984. Sartori, Giovanni. Partidos e sistemas partidários, Brasília, UNB, 1982. Washington, The American Political Science Association, vol. 73, n. 3, 1979.