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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Ciência Política
 
Disciplina: FLP0432 - Estratégias de Campanhas Eleitorais

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2002 Desativação: 02/08/2011

Objetivos
As campanhas eleitorais no Brasil estão se tornando um campo de ação e uma área de atuação profissional cada vez mais especializadas, demandando profissionais com conhecimentos específicos da área de Ciência Política, incluindo sistemas eleitorais, estruturas de campanhas, geografia do voto, modelos de decisão de voto e pesquisa eleitoral, entre outros temas.
Hoje, o espaço nessa área de atuação é ocupado por uma mistura de publicitários, sociólogos, cientistas políticos e pessoas das diversas áreas de Comunicações.
O propósito do curso proposto a seguir, é dar aos alunos uma visão prática de como se monta uma estratégia eleitoral, usando bancos de dados reais de distribuição geográfica do voto, pesquisas qualitativas e quantitativas, abrindo espaço para que eles possam, se o desejarem no futuro, atuar profissionalmente em atividades relacionadas a campanhas ou aplicar os conhecimentos em projetos acadêmicos.
 
Docente(s) Responsável(eis)
3230041 - Leandro Piquet Carneiro
 
Programa Resumido
Para atingir o propósito do curso se utilizariam bancos de dados com resultados das duas últimas eleições presidenciais, gravações de discussões em grupo e bancos de dados de pesquisas com amostras nacionais, realizadas para entender o processo de escolha dos vários candidatos e desenvolver estratégias eleitorais.
O curso teria uma fase inicial de familiarização com tabelas e como ler e interpretar as mesmas, ilustrando modelos de decisão de voto.
Os alunos receberiam os resultados tabulados pelas principais variáveis e teriam liberdade de pedir as tabulações adicionais necessárias.
Com base nessas informações os alunos seriam divididos em grupos, com a tarefa de formular uma estratégia para cada um de quatro candidatos reais.
 
Programa
As campanhas eleitorais no Brasil estão se tornando um campo de ação e uma área de atuação profissional cada vez mais especializadas, demandando profissionais com conhecimentos específicos da área de Ciência Política, incluindo sistemas eleitorais, estruturas de campanhas, geografia do voto, modelos de decisão de voto e pesquisa eleitoral, entre outros temas.
Hoje, o espaço nessa área de atuação é ocupado por uma mistura de publicitários, sociólogos, cientistas políticos e pessoas das diversas áreas de Comunicações.
O propósito do curso proposto a seguir, é dar aos alunos uma visão prática de como se monta uma estratégia eleitoral, usando bancos de dados reais de distribuição geográfica do voto, pesquisas qualitativas e quantitativas, abrindo espaço para que eles possam, se o desejarem no futuro, atuar profissionalmente em atividades relacionadas a campanhas ou aplicar os conhecimentos em projetos acadêmicos.
 
Avaliação
     
Método
O curso constará de aulas teóricas e seminários.
Critério
Avaliação através de provas escritas.
Norma de Recuperação
Normas: O aluno que teve freqüência superior a 70% e obteve média final inferior a 5,0 mas superior a 3,0 poderá realizar as atividades de recuperação. Critérios de Aprovação na Recuperação: Prova escrita abrangendo toda a matéria, leituras recomendadas e leituras de seminários, a ser realizada antes do início do semestre seguinte ao da reprovação.
 
Bibliografia
     
(Serão usados capítulos específicos de cada obra).
PRADO JR., A. P. e GUILHON, J. A. - ABC do Candidato - 1997, Editora Babel Cultural, São Paulo.
FINK, A. - The Survey Handbook - 1995, Sage Publications, London.
______ . - How to Ask Survey Questions - 1995, Sage Publications, London.
ROSENBERG, M. - A Lógica da Análise de Surveys, 1968, Basic Books, New York London (Traduzido para o Português).
JOHNSON-CARTEE, K.S. e COPELAND, G.A. - Inside Political Campaigns (Prager Series in Political Communication), 1997, Preger, Westport, Connecticut, London.
HACKER, K. L. (editor) - Candidate Images in Political Elections (Prager Series in Political Communication), 1996, Preger, Westport, Connecticut, London.
SCHMITT, R. - Partidos Políticos no Brasil - 2000, Jorge Zahar Editores, Rio de Janeiro.
LAVAREDA, A. - A Democracia nas Urnas: o Processo Partidário Eleitoral Brasileiro - 1991, Rio Fundo Editora, IUPERJ, Rio de Janeiro.
SHEA, D. M. - Campaign Craft: the Strategies, Tactics, and Art of Political Campaign Management - (Prager Series in Political Communication), 1996, Preger, Westport, Connecticut, London.
FIGUEIREDO, R. e MALIM, M. - Como Agem os Especialistas nas Campanhas Eleitorais - 1994, Editora Brasiliense, São Paulo.
WORCESTER, R. e MORTIMORE, R. - Explaining Labour's Landslide - 1999, Politico's Publishing, London.
 

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