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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Ciência Política
 
Disciplina: FLP0468 - Métodos Quantitativos de Pesquisa na Ciência Política IV
Quantitative Research Methods in Political Science IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
•	Introduzir conhecimento dos métodos quantitativos multivariados para a análise dos fenômenos sócio-políticos.
•	Capacitar alunos em técnicas e ferramentas para a análise dos dados empíricos e a compreensão de artigos elaborados com métodos quantitativos na ciência política.
•	Analisar os alcances e limites das técnicas de pesquisa na ciência política.
•	Estimular a capacidade crítica necessária para a seleção de técnicas apropriadas para coleta de dados e pesquisa. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1154668 - Glauco Peres da Silva
6977515 - Lorena Guadalupe Barberia
 
Programa Resumido
•	Introduzir conhecimento dos métodos quantitativos multivariados para a análise dos fenômenos sócio-políticos.
•	Capacitar alunos em técnicas e ferramentas para a análise dos dados empíricos e a compreensão de artigos elaborados com métodos quantitativos na ciência política.
•	Analisar os alcances e limites das técnicas de pesquisa na ciência política.
•	Estimular a capacidade crítica necessária para a seleção de técnicas apropriadas para coleta de dados e pesquisa. 
 
 
 
Programa
1.	O Modelo de Regressão Multivariado 
a.	Introdução e Nivelamento em Matemática 
b.	O Modelo de Regressão e seus Pressupostos 
c.	Testes de Hipóteses
d.	O Modelo de Regressão Multivariado
e.	O Modelo de Regressão com Dados Qualitativos 
f.	Multicolinearidade
g.	Heroscedasticidade
h.	Especificação do Modelo e Melhorando Inferências 
2.	A Teoria de Máxima Verossimilhança e Estimação
a.	O Modelo Linear de Probabilidade 
b.	Variáveis dependentes dicotômicas  
c.	Variáveis dependents multinomiais 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, leituras supervisionadas, proposição de exercícios de expressão escrita e verbal, interação virtual e estudos dirigidos via moodle ou outra plataforma, etc.
Critério
A média final (ponderada) será composta a partir das notas obtidas nas atividades obrigatórias da disciplina: uma prova escrita (no meio do semestre), exercícios e um trabalho final. A prova será individual e sem consulta, quer a livros, quer a anotações. Entende-se por atividade obrigatória aquela cuja não-realização por parte do estudante implicará reprovação automática e impossibilidade de realizar recuperação, independentemente das notas obtidas nas demais atividades que vier a desenvolver.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre todo o programa da disciplina. Sem prejuízo dos critérios estabelecidos, terão direito a realizar a prova de recuperação apenas os alunos que cumprirem as atividades obrigatórias mencionadas no item anterior.
 
Bibliografia
     
Angrist, Joshua D.  and Jörn-Steffen Pischke. 2009. Mostly Harmless Econometrics: An Empiricist's Companion. Princeton, N.J. Princeton University Press. 

Gujarati, Damodar N., and Dawn C. Porter. 2009. Basic econometrics. 5th ed. Boston: McGraw-Hill Irwin.

Kellstedt, Paul M., and Guy D. Whitten. 2013. The Fundamentals of Political Science Research. 2nd ed. Cambridge ;New York: Cambridge University Press.

King, Gary. 1989. Unifying Political Methodology: The Likelihood Theory of Statistical Inference. Cambridge ; New York: Cambridge University Press.

Long, J. Scott. 1997. Regression Models for Categorical and Limited Dependent Variables. Vol. 7. Thousand Oaks: Sage Publications. 

Long, J. Scott, and Jeremy Freese. 2006. Regression Models for Categorical Dependent Variables Using Stata, 2nd ed. College Station, Tex.: StataCorp LP. [Long II]

Wooldridge, Jeffrey M. 2009. Introductory Econometrics: A Modern Approach. Cincinnati, OH: South-Western College.

Artigos

Berry, William D., Jacqueline H. R. DeMeritt, and Justin Esarey. 2010. "Testing for Interaction in Binary Logit and Probit Models: Is a Product Term Essential?" American Journal of Political Science 54 (1):248-66.

King, Gary, Michael Tomz, and Jason Wittenberg. "Making the Most of Statistical Analyses: Improving Interpretation and Presentation." American Journal of Political Science 44 (2000): 341-355.
 

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