Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica da narrativa, compreensão dos elementos constitutivos das várias formas da prosa de ficção, tendo como objetivo a criação de um repertório teórico e o aprendizado de métodos e técnicas para a leitura, análise e interpretação de textos narrativos.
1. Aspectos gerais: a) Problemas gerais da narrativa b) Gêneros e formas da ficção c) Aspectos da teoria do conto d) Aspectos da teoria do romance e) Análise, comentário e interpretação da narrativa f) Literatura e sociedade 2. Elementos do narrativa: a) Tema, fábula e enredo b) Personagem e caracterização c) Foco narrativo d) Tempo e espaço e) Forma, estrutura e significado
O programa completo, específico de cada professor, será apresentado no início das aulas. O curso visa a fornecer instrumentos práticos por meio de atividades de análise e interpretação literárias, capacitando os profissionais da área de Letras a discutir problemas concernentes à narrativa e às relações entre literatura e sociedade. Pretende-se ainda apresentar aos alunos a linguagem acadêmica e as normas técnicas de citação e de organização de bibliografia, fornecendo-lhes instrumentos para a leitura e para a produção de textos críticos.
I – Manuais básicos (Repertório de conceitos e prática de análise): BROOKS, Cleanth - Understanding Fiction. 3rd Edition. Prentice Hall, 1998.EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. W. Dutra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997KAYSER, Wolfgang – Análise e interpretação da obra literária. Trad. Paulo Quintela. 7ª. Ed. Coimbra, Arménio Amado Editora, 1985.LODGE, David. The art of fiction. Londres, Penguin, 1992.WELLEK, René e WARREN, Austin. Teoria da Literatura e Metodologia dos Estudos Literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.II - Problemas gerais da narrativa (Natureza da ficção: verossimilhança: modos de representação ficcional, etc.)ALLOT, Miriam – Novelists on the novel. Reimp. London and Henley, Routledge and Kegan Paul, 1980.ARISTÓTELES – Poética. Tradução, prefácio, Introdução, Comentário e Apêndices de Eudoro de Souza, 2ª. ed. rev., 1986.AUERBACH, Erich – Mímesis. A representação da realidade na literatura ocidental. Trad. George Sperber. S. Paulo, Perspectiva, 2004. BARTHES, Roland e outros – Literatura e semiologia, Petrópolis, Vozes, 1972.CANDIDO, Antonio – “Um instrumento e descoberta e interpretação”. In: Formação da literatura brasileira. S. Paulo, Martins, 1959, vol. II, cap. 3, pp. 109- 118. ____________- “Realidade e realismo (via Marcel Proust)”. In: Recortes. S. Paulo: Companhia das Letras, 1993, pp. 123-129.FRYE, Northrop – Anatomia da critica. Trad. Péricles E. da Silva Ramos. S. Paulo, Cultrix, 1973.GINZBURG, Carlo. “Estranhamento”. In: Olhos de madeira. São Paulom Companhia das Letras, 2001.HAMBURGER, Käte – A lógica da criação literária. Trad. Margot Malnic. São Paulo, Perspectiva, 1986.ISER, Wolfgang – “Os atos de fingir ou que é fictício no texto ficcional”. In: LIMA, Luiz Costa – Teoria da literatura em suas fontes. 2ª ed. ampliada. Rio, Francisco Alves, 1983, vol. II, pp. 384-416.III- Gêneros e formas da prosa de ficção. Teoria do conto, da novela e do romance: ANGELIDES, Sophia. A. P. Tchekhov: Cartas para uma Poética. São Paulo: Edusp, 1995.BAKHTIN, Mikhail – Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Bernardini e outros. São Paulo: Hucitec / Ed. Unesp, 1988.________________ Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 2ª ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1997.BENJAMIN, Walter - “O Narrador”. In: Obras escolhidas. Magia e técnica. Arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. S. Paulo, Brasiliense, 1985, pp. 197-221. BLIN, Georges – Stendhal et les problèmes du roman. Paris, Corti, 1954.BOSI, Alfredo – “Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo”. In: Bosi, A, (Org.) – O conto brasileiro contemporâneo. S. Paulo, Cultrix/ EDUSP, 1975, pp. 7-22.BOSI, Viviana et al. (orgs.). - Ficções: Leitores e Leituras. São Paulo: Ateliê, 2001.CANDIDO, A. - "Timidez do romance". In: A educação pela noite e outros ensaios. S. Paulo, Ática, 1987._______________ “Esclarecendo”. 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Paris, Larousse, 1978, pp. 87-161.IV – Elementos estruturais da narrativaa) Tema, fábula ou argumento, enredo ou trama, motivo e funçãoARISTÓTELES – Poética. Tradução, prefácio, Introdução, Comentário e Apêndices de Eudoro de Souza, 2ª. ed. rev., 1986.BARTHES, R. e outros – Análise estrutural da narrativa. Trad. Petrópolis, Vozes, 1973.EIKHENBAUM, Boris e outros – Teoria da literatura. Formalistas russos. Porto Alegre, Globo, 1973. FRIEDMAN, Norman – “Forms of the plot”. In : STEVICK, Ph. (Org.) – The theory of the novel. Ed. cit., pp. 145-160. FRYE, N. – Fábulas de identidade: estudos de mitologia poética. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo, Nova Alexandria, 2000GENETTE, Gérard – Discurso da narrativa. Trad. Port. Lisboa, Vega /s.d/TODOROV, T. – As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo, Perspectiva, 1969.b) Personagem e caracterizaçãoAMON, Phillippe – “Por um estatuto semiológico da personagem”. In: Categorias da narrativa (Co-autoria de Françoise Van Rossum-Guyon e Danielle Sallenave). Trad. Port. Lisboa, Vega /s.dBRAIT, Beth – A personagem. São Paulo, Ática, 1985. (Série Princípios)CANDIDO, A. e outros – A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva, 1971. ECO, Umberto – “O uso prático da personagem”. In: Apocalípticos e integrados. Trad. Pérola de Carvalho, S. Paulo, Perspectiva, 1970, pp. 209-233.LUKÁCS, Georg – “A fisionomia intelectual dos personagens artísticos”. In: Marxismo e teoria da literatura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio: Civilização Brasileira, 1968, pp. 165-214.ZÉRAFFA. M. – Personne et personnage: le romanesque des années 1920 aux années 1950. Paris, Klincksieck, 1971.c) Tempo e espaçoDIMAS, Antonio – Espaço e romance. S. Paulo, Ática, 1985. FRANK, Joseph – “Spatial form in modern literature”. In: The widening gyre. New Brunswick, Rutgers University Press, 1968LINS, Osman – Lima Barreto e o espaço romanesco. S. Paulo, Ática, 1976.MENDILOW, A. A. - O tempo e o romance. Trad. Flávio Wolf. Porto Alegre, Globo, 1972.MEYERHOFF, Hans – O tempo na Literatura. S. Paulo, McGraw-Hill, 1976.NUNES, Benedito – O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988. (Série Fundamentos)POUILLON, Jean – O tempo no romance. Trad. Heloisa Dantas, S. Paulo, Cultrix/EDUSP, 1974.V – Técnica ficcional: os modos da narração: ponto de vista ou foco narrativoADORNO, Theodor W. – “Posição do narrador no romance contemporâneo” In: Notas de Literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo, Duas Cidades / Ed. 34, 2003.ARRIGUCCI Jr., Davi. “Teoria da narrativa: posições do narrador”. In: Jornal de Psicanálise 57, 1998.BENTLEY, Phyllis – “Use of summary”, “Use of scene” e “Art of narrative”. In: Stevick, Ph. (Org.) – The theory of the novel. Ed. cit. pp. 47-57 BOOTH, Wayne – A retórica da ficção, Trad. Port. Lisboa, Arcádia, 1980.CARVALHO, Alfredo L. C. de – Foco narrativo e fluxo da consciência. S. 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Lisboa, Estudios Cor, 197-.VII – Narrativa e leitor (Formação do público; teorias do efeito e da recepção)AUERBACH, E. – Literary Language and Its Public in Late Latin Antiquity and in the Middle Ages. London, Routledge & Kegan Paul, 1965.______________ - “La Cour et la ville”, Trad. bras. em : Lima, Luiz Costa (Org.) – Teoria da literatura em sua fontes, ed. cit., vol. II, pp.1-190.CANDIDO, A. – “O escritor e o público”. In: Literatura e sociedade. Ed. cit., pp. 73-88.GUMBRECHT, H. U.; JAUSS, H. R. e outros – La actual ciencia literaria alemana. Seis estudios sobre el texto y el ambiente. Trad. Esp. Salamanca Anaya, 1971.LIMA, Luiz Costa (org.) – A literatura e o leitor. Rio, Paz e Terra, 1979. (2ª ed. rev. e ampliada, 2002.)LUKÁCS, G. – Arte livre ou dirigida?”. In: Marxismo e teoria da literatura, ed. cit.. pp. 255-275.SARTRE, Jean-Paul – Que é a literatura? Trad. C. F. Moisés. S. Paulo, Ática, 1989.SCHUCKING, Levin – El gusto literário. Trad. México, Fundo de Cultura, 1960.WATT, Ian – A Ascensão do romance. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Cap.2.VIII – Exemplos práticos de análise da narrativa (Crítica brasileira): ARRIGUCCI Jr., Davi. “O mundo misturado: romance e experiência em Guimarães Rosa”. In: Novos Estudos Cebrap, n. 40, novembro 1994, pp. 7-29.CAMPOS, Haroldo de - Morfologia do Macunaíma. S. Paulo, Perspectiva, 1973.CANDIDO, A. – O Discurso e a Cidade. São Paulo, Duas Cidades, 1993. (2ª ed. Rio, Ouro sobre Azul, 2004.) GALVÃO, Walnice Nogueira – “O impossível retorno”. In: Mitológica rosiana. São Paulo, Ática, 1978, pp. 13-55. LAFETÁ, João Luiz – “O mundo à revelia”. In: A dimensão da noite e outros ensaios. Org. Antonio Arnoni Prado. São Paulo, Duas Cidades / Ed. 34, 2004, pp. 72-102._________________ - “Rubem Fonseca: do lirismo à violência”. In: A dimensão da noite e outros ensaios. Ed. cit., pp. 372-393.MEYER, Augusto – “Capitu”. In: À sombra da estante. 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Rio, Nova Fronteira, 1992. (Sobre “Sarrasine” de Balzac)BENJAMIN, W. – “A imagem de Proust”. In: Obras escolhidas. Ed. cit. pp. 36-49.JAMESON, F. – “The ideology of the text”. In: The ideologies of theory, vol. 1. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1988, pp. 17-71. (Sobre “Sarrasine” de Balzac)LUKÁCS, G. – “Balzac: IIlusions perdues”. In: Ensaios sobre literatura. Ed. cit., pp. 101-121.SPITZER, Leo – Uma reinterpretação de ‘A queda da casa de Usher’”. Magma, n. 7, DTLLC-FFLCH-USP, 2000.______________ - “Le style de Marcel Proust”. In: Études de style. Paris, Gallimard, 1970, pp. 397-473.STAROBINSKI, Jean. “O fuzil de dois tiros de Voltaire”. In: As máscaras da civilização. SP: Companhia das Letras, 2001.WILSON, Edmund – “James Joyce”. In: O castelo de Axel. Trad. José Paulo Paes. S. Paulo, Cultrix, 1967, pp. 137-167. [Nova ed. Companhia das Letras]