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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Teoria Literária e Literatura Comparada
 
Disciplina: FLT0344 - Literatura e Educação
Literature and Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre o ensino e aprendizado da literatura enquanto disciplina específica. Discutir questões teóricas que relacionam a literatura com a formação do indivíduo e do cidadão, bem como sua presença e papel no processo institucional de educação. Apresentar e discutir modelos de ensino-aprendizagem de literatura, enfocando a peculiaridade de cada gênero literário. Discutir os pressupostos críticos da configuração do cânone literário, a partir do estudo das mediações entre literatura e história.  Refletir sobre os modos e práticas de leitura das obras literárias, sua história e importância enquanto ato individual e função social. Estudar os elementos de configuração do sistema literário. Refletir criticamente sobre a natureza e a função da experiência literária na sociedade contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
935692 - Jorge Mattos Brito de Almeida
 
Programa Resumido
O direito à literatura; Narrativa oral e experiência; Literatura e história literária; O leitor e a leitura; Teoria dos gêneros e modelos de ensino de literatura; Leitura de poesia na escola; Modelos de análise de contos e narrativas breves; Estudo de romances em sala de aula; O teatro na escola; Literatura e música popular; Literatura e cinema; Formação e consolidação do sistema literário; Literatura como mercadoria; Literatura e engajamento; Produção de textos e formação do leitor; A escola na literatura; A literatura na sociedade da informação; Natureza e função da experiência literária na sociedade contemporânea.
 
 
 
Programa
No período de matrícula, o programa detalhado, específico de cada professor, estará disponível no mural e no site do departamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas (teóricas) e exercícios de análise e interpretação de textos literários (prática).
Critério
a) Presença e participação em aula b) Capacidade analítica e interpretativa c) Clareza de exposição d) Citação adequada das fontes consultadas
Norma de Recuperação
Conforme a legislação vigente
 
Bibliografia
     
Bibliografia Geral:
ADORNO, Theodor W. –  Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo, Paz e Terra, 1995.
AGUIAR, Flávio de Woolf (org.) – Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Senac/Instituto Itaú Cultural, 2001.
ALAIN –  Reflexões sobre a educação. São Paulo: Saraiva, 1978.
ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinho. São Paulo, Martins, 1955.
________________  – Entrevistas e depoimentos. Org. Telê P. Ancona Lopez. São Paulo, T.A.Queiroz ed., 1983. 
BARBOSA, João Alexandre – A Biblioteca Imaginária. Cotia, Ateliê, 1996.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad.Mario Laranjeira São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.
BENJAMIN, Walter –  “O Narrador”. In: Obras Escolhidas I. S. Paulo, Brasiliense, 1985
___________  – Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. Marcos Mazzari. São Paulo, Editora 34, 1999. 
BOSI, A. et alli. – Leitura de Poesia. S.Paulo: Ática, 1996.
BOSI, CAMPOS, HOSSNE e RABELLO (orgs). – Ficções: leitores e leituras. São Paulo, Ateliê, 2001.
_________________________. –  O poema: leitores e leituras. São Paulo, Ateliê, 2001. 
BOSI, Ecléa – Cultura de massa e cultura popular: leituras de operárias. Petrópolis: Ed. Vozes, 1972.
CALVINO, Ítalo – Por que ler os clássicos. São Paulo, Cia das Letras, 1993. 
CANDIDO, Antonio – Na Sala de Aula. Caderno de Análise Literária. São Paulo: Ática, 1985.
______________ – “O direito à literatura”. In: _______ Vários Escritos. São Paulo, Duas cidades, 1995.
_______________ – Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte, Itatiaia, 1998. 
CANDIDO, Antonio et alli. – A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva., 1972
CASCUDO, Câmara – A literatura oral no Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia, 1984.
CHIAPPINI, Ligia – Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1983.
______________  – Reinvenção da catedral. São Paulo, Cortez, 2005.
CITELLI, A. & CHIAPPINI, L. – Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo, Cortez, 2002.
DENIS, Benoit –  Literatura e engajamento. Bauru, EDUSC, 2002. 
ESPINAL, Luis – Consciência crítica diante do cinema. São Paulo, LIC, 1976.
FREIRE, Paulo –  A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1982.
______________  – Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970
HUME, David – “Do padrão do gosto” in Berkeley-Hume (Os Pensadores). São Paulo, Abril, 1984. pp. 317-327
ISER, Wolfgang – O ato da leitura. São Paulo, Editora 34, 1999.
JAUSS, H.R. – A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo, Ática, 1994.
JOUVE, Vincent – A leitura. Trad. Brigitte Hervat. São Paulo, Edunesp, 2002.
MANGUEL, Alberto – Uma história da leitura. São Paulo, Cia das Letras, 1997.
MONTAIGNE, Michel de: “Da educação das crianças”. In Ensaios (Os Pensadores, XI). São Paulo, Abril Cultural, 1972. 
PAZ, Octavio "A inspiração" In: ______ O arco e a lira. Trad. Olga Savary Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PROUST, Marcel – Sobre a leitura. Trad. Carlos Vogt. Campinas: Ed. Pontes, 1989.
RAMOS, Graciliano – Infância. São Paulo, Martins, 1962.
REZENDE, Neide Luzia et al. “Conhecimentos de Literatura”. In: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, vol1. Brasília: SEB/MEC, 2006.
ROSENFELD, Anatol – "A teoria dos gêneros". In: _______.O Teatro Épico. São Paulo., 1965, pp.3-26.
ROUSSEAU, Jean-Jacques – Emílio ou Da educação. São Paulo, Martins Fontes, 2004.
SARTRE, Jean-Paul - Que é a literatura? São Paulo, Ática, 1989.
_______________ - As palavras. São Paulo, Difusão Européia, 1970.
VICENTI, Luc –  Educação e liberdade. Kant e Fichte. São  Paulo, Edunesp, 1994.
ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
 

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