Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre o ensino e aprendizado da literatura enquanto disciplina específica. Discutir questões teóricas que relacionam a literatura com a formação do indivíduo e do cidadão, bem como sua presença e papel no processo institucional de educação. Apresentar e discutir modelos de ensino-aprendizagem de literatura, enfocando a peculiaridade de cada gênero literário. Discutir os pressupostos críticos da configuração do cânone literário, a partir do estudo das mediações entre literatura e história. Refletir sobre os modos e práticas de leitura das obras literárias, sua história e importância enquanto ato individual e função social. Estudar os elementos de configuração do sistema literário. Refletir criticamente sobre a natureza e a função da experiência literária na sociedade contemporânea.
O direito à literatura; Narrativa oral e experiência; Literatura e história literária; O leitor e a leitura; Teoria dos gêneros e modelos de ensino de literatura; Leitura de poesia na escola; Modelos de análise de contos e narrativas breves; Estudo de romances em sala de aula; O teatro na escola; Literatura e música popular; Literatura e cinema; Formação e consolidação do sistema literário; Literatura como mercadoria; Literatura e engajamento; Produção de textos e formação do leitor; A escola na literatura; A literatura na sociedade da informação; Natureza e função da experiência literária na sociedade contemporânea.
No período de matrícula, o programa detalhado, específico de cada professor, estará disponível no mural e no site do departamento.
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