Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Teoria Literária e Literatura Comparada
 
Disciplina: FLT0360 - Literatura: diálogos interdisciplinares I
Literature: interdisciplinary dialogues I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina Literatura: Diálogos Interdisciplinares I, se estrutura a partir do encontro de diferentes campos do saber. Em aproximação multidisciplinar, visa a promover reflexões conjuntas com docentes de outras áreas das Humanidades, tendo como eixo os estudos literários.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
547212 - Ana Paula Sá e Souza Pacheco
3198470 - Anderson Gonçalves da Silva
2113312 - Andrea Saad Hossne
59642 - Ariovaldo José Vidal
325152 - Betina Bischof
418934 - Cláudia Maria de Vasconcellos
611291 - Edu Teruki Otsuka
854347 - Fabio Rigatto de Souza Andrade
935692 - Jorge Mattos Brito de Almeida
1601580 - Marcelo Pen Parreira
3564885 - Marcos Piason Natali
2800416 - Marcus Vinicius Mazzari
1586163 - Marta Kawano
1931709 - Roberto Zular
1964835 - Samuel de Vasconcelos Titan Junior
1745517 - Viviana Bosi
 
Programa Resumido
a) Literatura e História b) Literatura e Linguística c) Literatura e Psicanálise e) Literatura e Sociologia f) Literatura e Antropologia g) Literatura e Filosofia h) Literatura e Geografia i) Literatura e Política h) Literatura e demais saberes i) Literatura e outras artes O programa varia em consonância com os temas e enfoques escolhidos, a cada semestre, pelos docentes responsáveis.
 
 
 
Programa
No período de matrícula, o programa detalhado, específico da Disciplina oferecida naquele semestre estará disponível no site do Departamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas (teóricas) e exercícios de análise e interpretação de textos literários em sua relação com o outro campo do saber (ou outra arte)
Critério
a) Participação em aula b) Capacidade analítica e interpretativa c) Clareza de exposição d) Citação adequada das fontes consultadas
Norma de Recuperação
Conforme a legislação vigente
 
Bibliografia
     
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I e II. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades/34 Letras, 2003. AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. Trad. J. Barrento. Lisboa: Cotovia, 1999. AMARAL, Glória Carneiro do (org.). Navette Literária França-Brasil: A crítica de Roger Bastide (2 Vols.) São Paulo: Edusp, 2010. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2013. ARRIGUCCI Jr., Davi. O cacto e as ruínas. A poesia entre outras artes. São Paulo: Duas Cidades, 1997. AUERBACH, Erich. Ensaios de Literatura Ocidental. Filologia e Crítica. Trad. Samuel Titan Jr. e José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2007. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I, II e III. Vários tradutores. São Paulo: Brasiliense, 1986 a 1989. BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. _____. Ideologia e contraideologia: Temas e variações. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. _____. Reflexões sobre a arte. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991. _____ (org.). Cultura brasileira: Temas e situações. São Paulo: Ática, 1987. CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1987. ______. Teresina etc. São Paulo: Paz e Terra, 1980. ______. Literatura e sociedade: Estudos de teoria e história literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014. COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Mourão e Consuelo Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. CORNEJO POLAR, Antonio. O condor voa. Trad. I. Valle de Carvalho. Belo Horizonte: UFMG, 2000. COUTINHO, E. F. & CARVALHAL, T. F. (orgs.). Literatura Comparada: Textos Fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. P. P. Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 2008. FREUD, Sigmund. “O Inquietante”. In: Obras completas (vol. 14). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2016. ____. A interpretação dos sonhos. In: Obras completas (vol. 4). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. GOMIDE, Bruno Barreto (org.) Antologia do pensamento crítico russo. São Paulo: Editora 34, 2013. GADAMER, H.G. Verdade e método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997. GUILLÉN, C. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada. Barcelona: Tusquets, 2005. HARTOG, François. Regimes de historicidade: Presentismo e experiências do tempo. Vários tradutores. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. HEFFERNAN, James A. W. Museum of words. The poetics of ekphrasis from Homer to Ashbery. Chicago: The University of Chicago Press, 1993. ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999. JAMESON, Fredric. Marxismo e forma. Trad. Iumna Maria Simon. São Paulo: Hucitec, 1983. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, PUC-Rio, 2006. LIMA, L.Costa (org.) Teoria da literatura em suas fontes (2 vols.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. MORETTI, Franco. A literatura vista de longe. Trad. Anselmo Pessoa Neto. Porto Alegre: Arquipélago, 2008. NODARI, Alexandre. “A literatura como antropologia especulativa”. Revista da ANPOLL, v. 1, p. 75-85, 2015. PASSOS, Cleusa Rios P. & ROSENBAUM, Yudith (orgs.). Escritas do desejo: Crítica literária e psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial, 2011. ______ (orgs.). Interpretações: Crítica literária e psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial, 2014. PRAZ, Mario. Literatura e artes visuais. São Paulo: Cultrix, 1973. RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Neto. São Paulo: Editora 34, 2012. RICOUER, Paul. O conflito das interpretações. Rio de Janeiro: Imago, 1978. _______. Tempo e narrativa (3 vols.). Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010. SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1999. SCHLEIERMACHER, Friedrich. Arte e técnica da interpretação. Trad. Celso Reni. Petrópolis: Vozes, 2001. SOURIAU, Etienne. A correspondência das artes. São Paulo: Cultrix, 1983. SOUZA, Gilda de Mello e. A ideia e o figurado. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2005. SPIVAK, Gayatri C. Death of a Discipline. Nova York: Columbia University Press, 2003. STAROBINSKI, Jean. As máscaras da civilização. Tradução de M. L. Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. Trad. Luiz Repa. São Paulo: CosacNaify, 2001. VALÉRY, Paul. Degas Dança Desenho. Trad. Christina Murachco e Celia Euvaldo. São Paulo: CosacNaify 2003. WELLEK, René. História da crítica moderna (5 vols.). São Paulo: Herder/Edusp, 1972 WIMSATT, William K. e BROOKS, Cleanth. Crítica literária. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. Bibliografia Complementar: A critério dos docentes responsáveis pela disciplina a cada semestre.
 

Clique para consultar os requisitos para FLT0360

Clique para consultar o oferecimento para FLT0360

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP