O objetivo da disciplina é promover a reflexão crítica sobre as relações entre o campo dos estudos literários e a sociedade, propiciando a interação entre o conhecimento produzido na universidade e grupos sociais externos a ela, em atividades nas quais o estudante de graduação assuma o protagonismo, levando o saber construído nos cursos de graduação a grupos sociais específicos, externos à instituição. Assim, as práticas articuladas à formação de leitores, à análise e interpretação de obras literárias e críticas e à criação literária são o cerne da discussão acerca do saber universitário e sua relação com grupos sociais externos e das atividades a serem realizadas pelos alunos da USP junto a esses grupos.
A disciplina se propõe a abordar diferentes aspectos compreendidos nos estudos literários, sobretudo as práticas envolvidas na formação de leitores; na análise e interpretação de obras literárias e críticas; na criação literária etc., mobilizando tanto a reflexão quanto a ação dos alunos frente a grupos sociais externos à universidade, em atividades que podem incluir oficinas de criação, círculos de leitura ou a produção de material impresso, digital ou audiovisual.
A disciplina abordará a cada semestre diferentes tópicos, podendo dar maior ênfase a um deles ou à articulação entre vários deles, sempre vinculados às múltiplas possibilidades de atividades de extensão voltadas a grupos sociais específicos (seja na produção de material didático, na realização de eventos, em aulas e oficinas, etc.). 1) Literatura e Sociedade 2) Leitura, criação e crítica no trânsito entre universidade e sociedade 3) Práticas de leitura literária 4) Atividades extensionistas ligadas à circulação do conhecimento produzido pelos estudos literários acadêmicos 5) Práticas de escrita literária: oficinas e eventos 6) Literatura: o trânsito de mão dupla entre a sociedade e a universidade 7) Tecnologia, produção e circulação de conhecimento e a extensão 8) O debate sobre critérios de valor estético e a formação do cânone. 9) Reflexão sobre a formação de leitores e escritores
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. BOSI, Alfredo. A interpretação da obra literária. In: Céu, Inferno. 2ª. ed. São Paulo, Duas Cidades; Editora 34, 2003. (Coleção Espírito Crítico) CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Estudos de Teoria e História Literária. 13ª.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. Trad. Reginaldo C.C. de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Editora UNESP, 1998. COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. HOOKs, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. 2ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. HOSSNE, Andrea Saad; NAKAGOME, Patrícia Trindade (Org.). Leitores e leituras na contemporaneidade. E-book. Araraquara: Letraria, 2019. HOSSNE, Andrea Saad; NAKAGOME, Patrícia Trindade (Org.). Dossiê Leitores e leituras na contemporaneidade: aspectos e questões. In: Literatura e Sociedade. v. 22 n. 24 (2017). HOSSNE, Andrea Saad; NAKAGOME, Patrícia Trindade, OLIVEIRA, Marta de (Org.). Dossiê: Leitores e leituras na contemporaneidade: entre o cânone e as novas tendências. In: Revista rascunhos culturais. Coxim, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.v. 11, n. 21 (2020). LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Reflexões sobre o conceito e a função da Universidade Pública. In: Estudos Avançados, São Paulo, v. 42, 2001. PEREIRA, Danglei de Castro (Org.). Nas linhas de Ariadne: literatura e ensino em debate. Campinas: Pontes, 2017. PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013. RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante - Cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3ª.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.