Apresentar ao aluno as principais características da reflexão sociológica. Discutir os múltiplos níveis a partir dos quais podem ser focalizados os fenômenos sociais e as conexões entre eles. Para isso, serão utilizados textos (teóricos e de pesquisa empírica) que examinem os processos interativos em situações cotidianas; textos que analisem tais processos dentro de diferentes tipos de coletividades; e, finalmente, textos que apresentem as estruturas e os processos sociais mais inclusivos e o modo como moldam (ou afetam) as interações cotidianas, os movimentos sociais, as coletividades e as instituições anteriormente apresentados. Introduzir o aluno ao conhecimento das condições histórico-sociais de emergência da Sociologia. Promover atividades que busquem desenvolver a capacidade de leitura, interpretação e escrita de textos acadêmicos.
Parte I: A formação da sociologia e as duas revoluções. A) O que é Sociologia; B) Sociologia e sociedade moderna. Parte II: A sociedade como problema: Consenso, Interesse e dominação. C) O consenso em torno de normas e valores; D) Racionalização e dominação; E) Ideologia, exploração e luta de classes.
PARTE I: A FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA E AS DUAS REVOLUÇÕES A) O que é Sociologia? Textos básicos: (1) GIDDENS, Anthony. O que é Sociologia?. In: _____. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2012, pp. 17-37. (2) BECKER, Howard. Falando da sociedade. In: _____. Falando da sociedade: Ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009, pp. 15-26. Leituras complementares: ADORNO, Theodor. Introdução à Sociologia. São Paulo: UNESP, 2008. ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Cap. 1. O conceito de sociologia; Cap. II. Sociedade. In:______. (Org.). Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, 1978, pp. 11-24; pp. 25-44. ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ALEXANDER, J.C. O novo movimento teórico [orig. ingl. 1988]. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 2, n. 4, pp. 5-28, jun. 1987. ALEXANDER, Jeffrey C. A importância dos clássicos. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (Orgs.). Teoria Social Hoje. São Paulo: UNESP, 1999, pp.23-89. BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Trad. D. M. Garschagen. Petrópolis: Vozes, 1983. FERNANDES, Florestan. O que é a sociologia?. In: _____. Elementos de sociologia teórica. São Paulo/Rio de Janeiro: Edusp/Companhia Editora Nacional, 1970, pp. 19-32. MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975, pp. 9-32. B) Sociologia e sociedade moderna Textos básicos: (3) HOBSBAWM, Eric. Cap. 11: Os trabalhadores pobres; Cap. 13: A ideologia secular. In: _____. A era das revoluções (1789-1848). 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, pp. 221-237, pp. 255-274, pp. 354-357. (4) CORBIN, Alain. Bastidores. In: PERROT, Michelle (Org.). História da vida privada (vol. 4: Da Revolução Francesa à Primeira Guerra). São Paulo: Companhia das Letras, 1992, pp. 413-465. Leituras complementares: BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XX. In: KOTHE, Flávio (Org.). Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985, pp. 30-43. CANDIDO, Antonio. A sociologia no Brasil. Tempo Social, v. 18, n. 1, pp. 271-301, jun. 2006. GAY, Peter. A experiência burguesa da rainha Vitória a Freud. A educação dos sentidos.São Paulo: Companhia das Letras, 1988 [orig. ingl. 1984]. IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social, São Paulo, v. 1, n. 1, pp. 7-27, 1º sem. 1989. LEPENIES, Wolf. As três culturas. São Paulo: Edusp, 1996. SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, v. 11, n. 2, pp. 577-591, 2005. WEBER, Eugen. França fin-de-siècle. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. PARTE II: A SOCIEDADE COMO PROBLEMA: CONSENSO, RACIONALIZAÇÃO E LUTA DE CLASSES C) O consenso em torno de normas e valores Textos básicos: (5) DURKHEIM, Émile. O que é fato social? In: _______. As regras do método sociológico. 4ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966, pp. 1-12. (6) DURKHEIM, Émile. Introdução; Cap. I: Método para indicar essa função; Cap. II: Solidariedade mecânica ou por similitudes; Cap. III: A solidariedade devido à divisão do trabalho ou orgânica. In: _______. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Martins Fontes, 1995, pp.1-109. (7) DURKHEIM, Émile. Livro I, Cap. 1. Definição do fenômeno religioso e da religião; Cap. 4. O totemismo como religião elementar; Livro II, Cap. 1. As crenças propriamente totêmicas; Cap. 7. A origem das crenças totêmicas. In: _______. As formas elementares da vida religiosa (o sistema totêmico na Austrália). São Paulo: Paulinas, 1989. Leituras complementares: DURKHEIM, Émile. Livro II, Cap. 2: O suicídio egoísta; Cap. 5: O suicídio anômico. In:_______. O suicídio: estudo sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp.177-203; pp. 303-353. _______. A educação: sua natureza e função. In: ________. Educação e Sociologia. 11.ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Melhoramentos/FNME, 1978, pp.33-56. FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Um século à espera de regras. Tempo Social, Revista de Sociologia USP, v.8, n.º1, p. 71-83. ________. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Durkheim. São Paulo: EDUSP/Escrita, 1994. MASSELLA, Alexandre; PINHEIRO FILHO, F.; AUGUSTO, M. H. O.; WEISS, R. Durkheim: 150 anos. Belo Horizonte: Argumentum, 2009. ORTIZ, Renato. Durkheim: arquiteto e herói fundador. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.11, vol. 4, outubro de 1989, pp. 5-22. D) Racionalização e dominação Textos básicos: (8) WEBER, Max. Ação social e relação social. In: FORACCHI,Marialice Mencarini & MARTINS, José de Souza (Ed.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977, pp. 139-144. (9) WEBER, Max. Primeira Parte, excerto do cap. 3. Os tipos de dominação. Economia e sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva (vol. 1). Brasília: Editora UnB, 1991, pp. 139-161. (10) WEBER, Max. Parte I. Cap. 2. O espírito do capitalismo; Parte II, Cap.2. Ascese e capitalismo. In: ________. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, pp.41-69, pp.141-167. (11) WEBER, Max. A ciência como vocação. São Paulo: Cultrix, 1993, pp. 17-52. Leituras complementares: COHN, Gabriel. Introdução. In: ________. Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1979, pp.7-34. _______. Crítica e resignação: fundamentos da Sociologia de Max Weber. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979, 161p. _______. Como um hobby ajuda a entender um grande tema. In: WEBER, Max. Os Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música. São Paulo: EDUSP, 1995, pp. 9-19. SCHLUCHTER, Wolfgang. Neutralidade de valor e a ética da responsabilidade. In: COELHO, M.F.P., BANDEIRA, L., MENEZES, M.. L. (Orgs.). Política, Ciência e Cultura em Max Weber. Brasília: Editora da UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000, pp. 55-109. WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento na ciência social e na política social. In: _______. Metodologia das Ciências Sociais. Parte I. São Paulo: Cortez, 1992, pp.107-154. WEBER, Max. Classe, estamento, partido. In: _______. (Orgs. GERTH, H.H.; MILLS, C. Wright). Ensaios de sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982, pp. 211-228. _______. Cap. XI. A psicologia social das religiões mundiais; Cap. XIII. Rejeições religiosas do mundo e suas direções. In: _______. (Orgs. GERTH, H.H.; MILLS, C. Wright). Max Weber. Ensaios de Sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982, pp. 309-346; pp. 371-410. E) Ideologia, exploração e luta de classes Textos básicos: (12) MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 34, pp. 7-46, set./dez. 1998. (13) MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 1986, pp. 21-77. (14) MARX, Karl. Cap. 1. A mercadoria. In: _______. O capital. Crítica da economia política. Vol. 1. Livro Primeiro. O processo de produção do capital. Tomo I. (Coleção Os economistas). São Paulo: Abril Cultural, 1983, pp. 45-78. Leituras complementares: BOTTOMORE, Tom. (ed.) Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. GIANNOTTI, José A.. Marx, vida & obra. Porto Alegre: LPM, 2000. ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1985, pp. 11-34. HARVEY, David. Para entender o capital. Livro I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. MILIBAND, Ralph. Análise de Classes. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan. Teoria Social Hoje. São Paulo: UNESP, 1999, pp.471-502. Outras referências BARBOSA, M. O.; QUINTANEIRO, T.; RIVERO, P. Conhecimento e imaginação sociológica. Belo Horizonte, Autêntica, 2012. GUARANÁ, Elisa. “Juventude”. In: ALMEIDA, Heloísa e SZWAKO, José Eduardo (orgs.) Diferenças, Igualdade. Coleção Sociedade em Foco. São Paulo, Berlendis e Vertecchia Editores, 2009.