Introduzir os alunos do curso de Administração no universo das principais questões estudadas pelas Ciências Sociais; desenvolver a imaginação sociológica, através da reflexão sobre a Biografia, a História e a Crítica; formar uma perspectiva democrática baseada na responsabilidade e no compromisso com o desenvolvimento humano.
Visando desenvolver conceitos e temas que subsidiem as disciplinas de recursos humanos e de administração geral e marketing, se analisa a emergência do pensamento sociológico em seus grandes clássicos, a sociedade capitalista moderna e a temática atual da sociologia e os problemas da administração empresarial e pública.
1. Introdução: a Constituição das Ciências Sociais; a descoberta da Sociedade.2. A Emergência do Pensamento Social e Sociológico; Marx, Durkheim e Weber3. A Sociedade Moderna Capitalista4. A Imaginação Sociológica5. A Sociedade Moderna - Interpretações Contrastantes6. Teoria da Sociedade Industrial e Teoria da Sociedade Capitalista7. Classe Sociais, Sociedade Civil e Estado8. As Classes Médias e a Sociedade Contemporânea9. A Empresa Moderna, Mercado Universal e Sociedade10. Movimentos Sociais e Políticos do Século XX11. A crise da Sociedade do Trabalho (do fordismo à acumulação flexível)12. Revolução Informacional e Sociedade13. O futuro das Sociedades: um tema em debate.
GIDDENS, A. Sociologia: uma breve porem crítica introdução - Zahar, Rio de Janeiro.GIDDENS, A. Estrutura de classes nas sociedades avançadas - Zahar, Rio de Janeiro.MARTINS, C.B. "O que é Sociologia". BrasilienseMILLS, W. A Imaginação Sociológica - Zahar, Rio de Janeiro.MILLS, W. A nova classe média - Zahar, Rio de Janeiro.OS PENSADORES (Marx, Weber, Durkheim). Abril Cultural, São Paulo.BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista. Atlas, São Paulo.HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna. Loyola, São Paulo.SCHAFF, A. A Sociedade-Informática, Ed. UNESP, São PauloTEXTOS "(Gorz, Offe, Habermas) (Apostilados)BOBBIO, N. - O Conceito de Sociedade Civil.ANTUNES, R. "Adeus ao trabalho" e NOGUEIRA, A. (resenha)