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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0202 - Sociologia IV (Sociologia Contemporânea)
Sociology IV (Contemporary Sociology)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentar os contornos mais amplos do percurso intelectual da Sociologia no século XX, sobretudo em sua vertente crítica, ilustrada pelos autores da assim chamada Escola de Frankfurt, por Michel Foucault e por Pierre Bourdieu. A Sociologia no século XX desenvolveu-se em contextos nacionais particulares e em direções teóricas diversas, ao buscar acompanhar as transformações históricas e sociais mais amplas que atravessaram o século. Temas como razão e histórica, poder e resistência, agência e estrutura organizaram a reflexão de autores que buscaram não apenas construir explicações da vida social, mas igualmente abrir caminhos para a transformação das condições de vida produzidas por uma sociedade cada vez mais avançada em termos tecnológicos, mas perpassada por desigualdades e conflitos múltiplos. Busca-se, igualmente, a partir das reflexões e pesquisas de tais autores, repensar o lugar da educação e o papel da escola nas sociedades modernas e contemporâneas. São desenvolvidas atividades que buscam desenvolver a capacidade de leitura, interpretação e escrita de textos acadêmicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
858803 - Fernando Antonio Pinheiro Filho
2104288 - Marcos Cesar Alvarez
 
Programa Resumido
Apresentar os contornos mais amplos do percurso intelectual da Sociologia no século XX, sobretudo em sua vertente crítica, ilustrada pelos autores da assim chamada Escola de Frankfurt, por Michel Foucault e por Pierre Bourdieu. A Sociologia no século XX desenvolveu-se em contextos nacionais particulares e em direções teóricas diversas, ao buscar acompanhar as transformações históricas e sociais mais amplas que atravessaram o século. Temas como razão e histórica, poder e resistência, agência e estrutura organizaram a reflexão de autores que buscaram não apenas construir explicações da vida social, mas igualmente abrir caminhos para a transformação das condições de vida produzidas por uma sociedade cada vez mais avançada em termos tecnológicos, mas perpassada por desigualdades e conflitos múltiplos. Busca-se, igualmente, a partir das reflexões e pesquisas de tais autores, repensar o lugar da educação e o papel da escola nas sociedades modernas e contemporâneas. São desenvolvidas atividades que buscam desenvolver a capacidade de leitura, interpretação e escrita de textos acadêmicos.
 
 
 
Programa
1. Razão e história.
2. Teoria Tradicional e Teoria Crítica.
3. Ciência e dominação.
4. Estruturas, classificações e subjetivações.
5. Poder e Governamentalidade.
6. Comunicação e reconhecimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários.
Critério
02 Provas individuais, obrigatórias, escritas, presenciais e sem consulta 01 Seminário, como apresentador (nota de 0 a 1 cada) 01 Seminário, como debatedor (nota de 0 a 1 cada) 8 Mini-relatórios de leitura (nota de 0 a 1 cada)
Norma de Recuperação
A recuperação é destinada aos alunos que alcançaram a frequência (70%) e a nota (3,0) mínimas obrigatórias. A nota de recuperação será somada à nota final do período regular e dividida por 2 para a obtenção da média final. Um trabalho escrito sobre o conjunto do conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
Adorno, T. M. e Horkheimer, M, “A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, Dialética do esclarecimento. fragmentos filosóficos. Rio: Zahar.
Adorno, T. M. e Horkheimer, M, “Elementos do anti-semitismo e limites do esclarecimento”, Dialética do esclarecimento. fragmentos filosóficos. Rio: Zahar
Bourdieu, P. "Esboço de uma teoria da prática", pp. 46-81 in Ortiz, R. (Org.). Bourdieu (Coleção Grandes Cientistas  Sociais). São Paulo: Ática, 1983. 
Bourdieu, P. "Estrutura, habitus e prática", pp. 337-361 in A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva. 2009
Bourdieu, P. "Algumas propriedades dos campos", pp.89-94 in Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983
Bourdieu, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998, pp. 7-16. 
Bourdieu, P. A distinção: critica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011.
Bourdieu, P. “What makes a social class? On the theoretical and practical existence of groups”. Berkeley Journal of Sociology, Vol. 32, (1987), pp. 1-17
Bourdieu, P. e Delsaut, Y. “O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia”, Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, dezembro, 2001, pp. 7-66
Foucault, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes
Foucault , M. “Nós, vitorianos” e “O dispositivo de sexualidade”, Historia da sexualidade I: a vontade de saber. Rio: Graal, 1988, caps 1 (pp 9 a 18) e IV (pp. 73 a 124)
Habermas, J. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. Vol. I, Introdução (Abordagens ao Problema da Racionalidade) e Parte III (Ação social e Comunicação); Vol. II, Parte III (Sistema e Mundo da Vida).
Habermas, J. “Espaço público e esfera pública política: Raízes biográficas de dois motives conceituais”, in Frankenberg, G. e Moreira, L. (orgs).: Jürgen Habermas, 80 anos. Direito e Democracia. Rio de janeiro, 2009, pp. 329-339.
Habermas, J. “Remarks on the Concept of Communicative Action”, pp. 151-177 in Seebass, G. e Tuomela, R. (eds.): Social Action. Boston: D. Reidel, 1985.
Honneth, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
Horkheimer, M. “Teoria Tradicional e Teoria Crítica”. In: W. Benjamin, Walter; M. Horkheimer; T. Adorno, J. Habermas Textos escolhidos. (Col. Os Pensadores, Vol. XLVIII).  São Paulo: Abril Cultural, 1983. P 117-161. 
Horkheimer, M. “Ascensão e declínio do indivíduo” in O eclipse da razão?, S. Paulo: Centauro, 2004.

Outras referências
ADORNO, T. (2003) Educação após Auschwitz. 3ª edição. São Paulo, Paz e Terra.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. (1993) A Reprodução. 3ª edição. Rio de Janeiro, Francisco Alves.
BOURDIEU, P. (2007) Escritos de Educação. Rio de Janeiro, Vozes.
CHARLOT, Bernard. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, Artmed.
FOUCAULT, M. (1977) Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes.
LAHIRE, Bernard. (2007) Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo, Ática.
VEIGA-NETO, A. (2003) Foucault e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica.
 

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