Apresentar os contornos mais amplos do percurso intelectual da Sociologia no século XX, sobretudo em sua vertente crítica, ilustrada pelos autores da assim chamada Escola de Frankfurt, por Michel Foucault e por Pierre Bourdieu. A Sociologia no século XX desenvolveu-se em contextos nacionais particulares e em direções teóricas diversas, ao buscar acompanhar as transformações históricas e sociais mais amplas que atravessaram o século. Temas como razão e histórica, poder e resistência, agência e estrutura organizaram a reflexão de autores que buscaram não apenas construir explicações da vida social, mas igualmente abrir caminhos para a transformação das condições de vida produzidas por uma sociedade cada vez mais avançada em termos tecnológicos, mas perpassada por desigualdades e conflitos múltiplos. Busca-se, igualmente, a partir das reflexões e pesquisas de tais autores, repensar o lugar da educação e o papel da escola nas sociedades modernas e contemporâneas. São desenvolvidas atividades que buscam desenvolver a capacidade de leitura, interpretação e escrita de textos acadêmicos.
1. Razão e história. 2. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. 3. Ciência e dominação. 4. Estruturas, classificações e subjetivações. 5. Poder e Governamentalidade. 6. Comunicação e reconhecimento.
Adorno, T. M. e Horkheimer, M, “A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, Dialética do esclarecimento. fragmentos filosóficos. Rio: Zahar. Adorno, T. M. e Horkheimer, M, “Elementos do anti-semitismo e limites do esclarecimento”, Dialética do esclarecimento. fragmentos filosóficos. Rio: Zahar Bourdieu, P. "Esboço de uma teoria da prática", pp. 46-81 in Ortiz, R. (Org.). Bourdieu (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 1983. Bourdieu, P. "Estrutura, habitus e prática", pp. 337-361 in A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva. 2009 Bourdieu, P. "Algumas propriedades dos campos", pp.89-94 in Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983 Bourdieu, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998, pp. 7-16. Bourdieu, P. A distinção: critica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011. Bourdieu, P. “What makes a social class? On the theoretical and practical existence of groups”. Berkeley Journal of Sociology, Vol. 32, (1987), pp. 1-17 Bourdieu, P. e Delsaut, Y. “O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia”, Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, dezembro, 2001, pp. 7-66 Foucault, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes Foucault , M. “Nós, vitorianos” e “O dispositivo de sexualidade”, Historia da sexualidade I: a vontade de saber. Rio: Graal, 1988, caps 1 (pp 9 a 18) e IV (pp. 73 a 124) Habermas, J. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. Vol. I, Introdução (Abordagens ao Problema da Racionalidade) e Parte III (Ação social e Comunicação); Vol. II, Parte III (Sistema e Mundo da Vida). Habermas, J. “Espaço público e esfera pública política: Raízes biográficas de dois motives conceituais”, in Frankenberg, G. e Moreira, L. (orgs).: Jürgen Habermas, 80 anos. Direito e Democracia. Rio de janeiro, 2009, pp. 329-339. Habermas, J. “Remarks on the Concept of Communicative Action”, pp. 151-177 in Seebass, G. e Tuomela, R. (eds.): Social Action. Boston: D. Reidel, 1985. Honneth, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003. Horkheimer, M. “Teoria Tradicional e Teoria Crítica”. In: W. Benjamin, Walter; M. Horkheimer; T. Adorno, J. Habermas Textos escolhidos. (Col. Os Pensadores, Vol. XLVIII). São Paulo: Abril Cultural, 1983. P 117-161. Horkheimer, M. “Ascensão e declínio do indivíduo” in O eclipse da razão?, S. Paulo: Centauro, 2004. Outras referências ADORNO, T. (2003) Educação após Auschwitz. 3ª edição. São Paulo, Paz e Terra. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. (1993) A Reprodução. 3ª edição. Rio de Janeiro, Francisco Alves. BOURDIEU, P. (2007) Escritos de Educação. Rio de Janeiro, Vozes. CHARLOT, Bernard. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, Artmed. FOUCAULT, M. (1977) Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes. LAHIRE, Bernard. (2007) Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo, Ática. VEIGA-NETO, A. (2003) Foucault e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica.