Introduzir os alunos à realização de projetos de pesquisas usando técnicas de coleta e análise quantitativas e qualitativas. Uma vez munidos desse repertório de conhecimentos e habilidades, os alunos, futuros professores, poderão orientar seus alunos na educação básica em pesquisas sobre aspectos da vida social.
1. Análise das Etapas de uma investigação sociológica 2. Exame do problema e das hipóteses de uma investigação 3. Construção dos meios de coleta de dados 4. Coleta de dados 5. Agregação das informações coletadas 6. As hipóteses e os dados coletados 7. Elaboração do relatório final
Laville, Christian e Dionne, Jean. “Do problema à hipótese”, in: A Construção do Saber -Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, Parte II (“Do problema à hipótese”), pp. 83-127. Weber, Florence e Beaud, Stéphane. Guia para a Pesquisa de Campo. Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007, cap. 1 (“Escolher um tema e um campo”), pp. 22-43. Babbie, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999, cap. 7 (“Conceituação e desenho de instrumentos”), pp.179-188 (“Lógica da conceituação”), e 194-198 (“Qualidade das mensurações”, “Confiabilidade”, “Validade” e “Tensão entre confiabilidade e validade”). Boudon, R. Métodos Quantitativos em Sociologia. Rio, Vozes, 1971, caps. II (“Os métodos das enquetes quantitativas”) e IV (“Os métodos qualitativos”), pp. 31-68 e 82-115. Almeida, C.A. “O Questionário”, in Como são Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2002, cap. 3, pp. 77-100. Medeiros, Marcelo. “Questionários. Recomendações para a formatação”. Textos para Discussão, n. 1063, Brasília, IPEA, janeiro de 2005, pp. 45 Goode, W. e Hatt, Paul. "Código qualitativo" in Métodos em Pesquisa Social, S.P., Cia Editora Nacional, 1968, pp. 408-414. Padua, Jorge. "La pergunta abierta". Tecnicas de Investigación Aplicadas a las Ciências Sociales. México, El Colegio de Mexico e Fondo de Cultura Económia, 1987, pp 102- 104. Thiollent, Michel. “O processo da entrevista”. In: Crítica Metodológica, Investigação Social e Enquete Operária. 2ª edicação. São Paulo, Polis, 1981, pp. 79-99. Michelat, Guy. “Sobre a utilização da entrevista não-diretiva em sociologia. In: Thiollent, Michel. Crítica Metodológica, Investigação Social e Enquete Operária. 2ª edicação. São Paulo, Polis, 1981, pp. 191-211. Gondim, Sônia Maria Guedes. “Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: Desafios metodológicos”. Paidéia, v. 12, n. 24, 2002, pp. 149-162. [disponível em http://sites.ffclrp.usp.br/paideia/artigos/24/03.doc] Becker, Howard S. “A história de vida e o mosaico científico”. In: _______. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. Trad. Marco Estevão & Renato Aguiar; Rev. Técn. Márcia Arieira. 2ª ed. São Paulo, Hucitec, 1984, pp. 101-115. Bourdieu, Pierre. “A ilusão biográfica”. Trad. Luiz Alberto Monjardim et alii. In: Ferreira, Marieta (org.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996, pp. 183-191. Cellard, André. “A análise documental”. In: Poupart, Jean. (2008) A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis, Vozes, pp. 295-316.