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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0520 - Cidade, Imigração e Relações Étnicas: as Teorias da Escola de Chicago
City, Immigration and Ethnic Relations: Theories of the Chicago School

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
O objetivo da disciplina é abordar o desenvolvimento da psicologia social e da sociologia da cultura da escola de Chicago, concomitante ao da sociologia urbana, e o de uma temática interdisciplinar ao abordar os estudos dos processos de imigração, os estudos étnicos e os de segregação e assimilação de imigrantes no contexto da cidade moderna no âmbito das ciências sociais nos Estados Unidos.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina visa abordar o desenvolvimento da psicologia social sociológica e da sociologia da cultura da escola de Chicago - concomitante ao da sociologia urbana - e os estudos dos processos de imigração, das heranças culturais, os estudos étnicos e das relações inter-étnicas, os de segregação e assimilação de imigrantes no contexto da cidade moderna no âmbito das ciências sociais nos Estados Unidos, buscando oferecer uma complementação na formação em teoria sociológica e em história da sociologia, e ao mesmo tempo um aprofundamento da reflexão metodológica em torno de algumas questões envolvidas nesses temas
 
 
 
Programa
I - A Imagem da Ciência e o Ideal da Sociologia na Escola de Chicago.

1. A Formação das Ciências Sociais e da Sociologia nos Estados Unidos: Darwinismo Social e Reformismo.
2. Ciência, Tecnologia Social e Sociologia Aplicada em The Polish Peasant.
3. Teoria Social: Psicologia Social e Sociologia.

II - Esquemas Teórico-Conceituais de Análise da Organização Social e do Comportamento dos Indivíduos.

1. Os desejos humanos fundamentais, os tipos de personalidade, as atitudes e as definições de situação como valores culturais: ação social e mudança social em William Thomas.
2. O ciclo de organização, desorganização e reorganização em indivíduos e grupos.
3. As heranças culturais de imigrantes segundo Thomas.
4. Identidade, participação, assimilação e diversidade cultural segundo Thomas e Robert Park.
5. Organização de comunidades de imigrantes e educação.
6. Tradicionalismo e modernidade: o grupo primário tradicional, a sociedade econômica e o Estado.
7. Preconceito e discriminação: o significado das relações raciais e os grupos étnicos na sociedade urbana.
8. Democracia política e democracia social
9. Documentos pessoais, observação participante, relatos de histórias de vida e entrevistas na pesquisa empírica da Escola de Chicago.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários de análise de textos.
Critério
Relatórios de leituras programadas, nota por apresentação de seminários e prova escrita no final do semestre letivo.
Norma de Recuperação
O aluno que teve freqüência superior a 70% e obteve média final inferior a 5,0 mas superior a 3,0 poderá realizar as atividades de recuperação. Critérios de Aprovação na Recuperação: Prova escrita abrangendo toda a matéria, leituras recomendadas e leituras de seminários, a ser realizada antes do início do semestre seguinte ao da reprovação.
 
Bibliografia
     
-Harry Elmer BARNES & Howard BECKER - "La Sociologia en los Estados Unidos" - Cap. XXIV ( págs. 156-201 e notas: 395-403) de: Historia del Pensamiento Social - vol II: Corrientes Sociologicas en los Diversos Países - Fondo de Cultura Economica, México, 1945.
-William G. SUMNER - Folkways - A Study of the Sociological Importance of Usages, Manners, Customs, Mores and Morals - Ginn & Co., Boston, 1906 [Tradução brasileira: Folkways - Estudo Sociológico dos Costumes - Martins, S. Paulo, 1950].
-Robert E. PARK - "A Cidade: Sugestões para a Investigação do Comportamento Humano no Meio Ambiente Urbano" - Cap. 2 (págs. 29-72) de Octávio GUILHERME VELHO - O Fenômeno Urbano - Zahar, R. J., 1967. (Publicado originalmente no American Journal of Sociology, March 1915, e reproduzido com algumas alterações in: PARK, BURGESS & McKENZIE 1925, Cap. 1, págs. 1-46.)
-William I. THOMAS & Florian ZNANIECKI - The Polish Peasant in Europe and America - Vols. I e II: Un. of Chicago Press, 1918; Vols. III-V: Richard Badger, Boston, 1920. [Reedição em 2 vols.: Knopf, N. York, 1927 e Dover, N. York, 1958; edição resumida: University of Illinois Press, Urbana, 1985].
-William I. THOMAS & Florian ZNANIECKI - "Nota Metodológica" - (Capítulo Introdutório de The Polish Peasant in Europe and America) - Organização, tradução (com a colaboração de Paulo Henrique Pereira) e introdução de Mário A. Eufrasio - Departamento de Sociologia - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000, xx + 92 págs.
-Robert E. PARK & Ernest W. BURGESS - Introduction to the Science of Sociology - The University of Chicago Press, 1921 (2.a ed.: 1924) - (caps. 8 a 11).
-William I. THOMAS - The Unadjusted Girl - Little, Brown & Co., Boston, 1923 (reedição: Harper & Row, N. York, 1967).
-Martin BULMER - The Chicago School of Sociology - Institutionalization, Diversity and the Rise of Sociological Research - University of Chicago Press, Chicago, 1984.
-Lester R. KURTZ - Evaluating Chicago Sociology - University of Chicago Press, 1984.
-Mário A. EUFRASIO - Estrutura Urbana e Ecologia Humana: a Escola Sociológica de Chicago (1915-1940) - Curso de Pós-Graduação em Sociologia da USP/Editora 34, São Paulo, 1999.
-Alain COULON - A Escola de Chicago - Papirus, Campinas, 1995 [ed.or.: PUF, Paris, 1992].
 

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