Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0521 - Elaboração de Projetos de Pesquisa em Sociologia
Research Projects in Sociology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos que estão em vias de concluir o curso de ciências sociais os problemas enfrentados na elaboração de projetos de pesquisa em sociologia e dar a oportunidade para que possam ter uma experiência prática de elaborar um projeto sobre tema de seu interesse.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84832 - Sylvia Gemignani Garcia
 
Programa Resumido
Apresentar aos alunos que estão em vias de concluir o curso de ciências sociais os problemas enfrentados na elaboração de projetos de pesquisa em sociologia e dar a oportunidade para que possam ter uma experiência prática de elaborar um projeto sobre tema de seu interesse.
 
 
 
Programa
1) Sobre a relevância do projeto na pesquisa sociológica 2) A escolha do tema de investigação 3) A construção do problema a investigar 4) A elaboração de hipóteses 5) A delimitação do objeto empírico da investigação 6) A definição das fontes da pesquisa 7) A definição dos instrumentos de coleta de informações 8) Definição e planejamento das etapas investigação 9) Bibliografia do projeto e da pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
No início, algumas exposições sobre o formato e o conteúdo, em geral, de um projeto de pesquisa. Na sequência, seminários sobre projetos de pesquisa disponíveis e discussões sobre os projetos que forem elaborados pelos alunos ao longo do curso.
Critério
A média final será obtida através da média ponderada entre as notas pela participação na discussão de projetos dos demais estudantes e pela elaboração de um projeto de investigação ao final do semestre. A média não poderá ser inferior a 5,0 (cinco) e o aluno deverá possuir frequência mínima regimental de 70%.
Norma de Recuperação
Projeto de pesquisa a ser entregue no período fixado pela seção de alunos da FFLCH. Poderão submeter-se à reavaliação os alunos regularmente matriculados que não tenham alcançado nota final de aprovação, mas que tenham tido frequência mínima regimental e nota final não inferior a 3,0 (três). A nota de recuperação será somada à nota final do período regular e dividida por 2 para a obtenção da média final.
 
Bibliografia
     
Becker, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. Trad. Marco Estevão & Renato Aguiar; Rev. Técn. Márcia Arieira. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1984. ____. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. Booth, Wayne; Colomb, Gregory & Williams, Joseph. A arte da pesquisa. Trad. Henrique A. Rego Monteiro. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 113-46. Bourdieu, Pierre. “Introdução a uma sociologia reflexiva”. In: ______. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 2000. p. 17-58. Bourdieu, Pierre; Chamboredon, Jean-Claude & Passeron, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1999. Eco, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson C. C. de Souza. 15ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. Lenoir, Remi. Objeto sociológico e problema social. In: Champagne, Patrick, Lenoir, Remi & Merllié, Dominique. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 59-106. Paugam, Serge (coord.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para FSL0521

Clique para consultar o oferecimento para FSL0521

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP