Tem-se em vista nesta disciplina discutir temas e problemas decisivos à formação da sociologia brasileira entre as décadas de 1930 e 1970, com ênfase no caso paulista. O curso privilegia a leitura de livros representativos sob este aspecto, sempre abordados de forma circunstanciada. Procura-se assim problematizar abordagens típicas da sociologia brasileira a partir dos principais autores, grupos e instituições envolvidos no processo de institucionalização da disciplina no país
1. A institucionalização das ciências sociais em São Paulo.2. Os "estudos de comunidades". O projeto acadêmico da ELSP.3. Entre "desenvolvimento" e "cultura", os projetos em pauta na USP dos anos 1950.4. Roger Bastide: um precursor da sociologia da arte.5. Estudos sociológicos sobre o folclore.6. Sociologia da moda.7. A "Escola Paulista de Sociologia" e o problema do desenvolvimento.8. A teoria da dependência.9. O mundo rural brasileiro - autonomia ou subordinação.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. "A Sociologia no Brasil: Florestan Fernandes e a 'escola paulista'". In: Sérgio Micéli (org) História das Ciências Sociais no Brasil v.2. São Paulo: Sumaré/Idesp/Fapesp, 1995.BASTIDE, Roger e FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em São Paulo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. Introdução, caps. II e IIIBASTIDE, Roger. "Sociologia do folclore brasileiro". Em: Sociologia do Folclore Barasileiro. São Paulo: Anhambi, 1959.BASTIDE, Roger. Arte e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional; 1971. Trechos a definirBOURDIEU, Pierre. "Gênese histórica de uma estética pura". Em: As Regras da Arte. São Paulo: Companhia das Letras.CANDIDO, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades, 1987CARDOSO, F. H. e FALETO, E. Dependência e Desenvolvimento na América Latina. COHN, Gabriel. "A Revolução Burguesa no Brasil". Em: Dantas Mota (org). Introdução ao Brasil. Um banquete nos trópicos. São Paulo: SENAC, 1999.FERNANDES, Florestan. "As Trocinhas do Bom Retiro". Em: Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979.FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. Primeira parteFRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens Livres na Ordem Escravocrata. São Paulo: Kairós, 1983.FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. O estudo sociológico de comunidades". In: Revista de Antropologia, v.11, nos.1 e 2. São Paulo: 1963.GNACCARINI, José Cesar. Latifúndio e Proletariado. São Paulo: Polis, 1980.LIMONGI, Fernando. "A Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo". Em Miceli, S. (org). História das ciências sociais no Brasil (v.1). São Paulo: Vértice, 1989MICELI, Sérgio. "Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais". Em: Miceli, S. (org). História das ciências sociais no Brasil (v.1). São Paulo: Vértice, 1989NOGUEIRA, Oracy. "Estudos de comunidades no Brasil sob perspectiva nacional" Em: Sociologia, v.XVI, n.2. São Paulo:1954.NOGUEIRA, Oracy. Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga. São Paulo: Edusp, 1998. Parte II "O preconceito racial de marca"PEIXOTO, Fernanda. Diálogos Brasileiros: uma análise da obra de Roger Bastide. São Paulo:Edusp/Fapesp, 2000. Parte 3 "Roger Bastide e Florestan Fernandes: dilemas da modernização"PONTES, Heloisa. Destinos Mistos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.QUEIROZ, Maria Isaura. O Campesinato Brasileiro. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora USP/Vozes, SP e RJ, 1973.SOUZA, Gilda De Mello e. O Espírito das Roupas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.WILLEMS, Emílio. Cunha - Tradição e Mudança em uma Cultura Rural do Brasil. São Paulo: Secretária da Agricultura, 1947. Trechos a definir